terça-feira, 24 de março de 2015

10 anos sem Kingdom Hearts III, 10 anos não é muito tempo?


No final do ano vai fazer 10 anos que Kingdom Hearts II foi lançado deixando um buraco na alma das pessoas, um buraco que era a expectativa por uma continuação.


Há três anos eles divulgaram um trailer na E3 que também mostrou outros títulos que fuzilaram a alma dos gamers anos atrás, antes ainda da era de Justin Bieber, Restart, Crepúsculo e Dilma, mas da época de Piratas do Caribe, Padrinhos Mágicos e afins. Esses eram Star Wars: Battlefront, Metal Gear Solid V e outros. Sim, 10 anos são bastante coisa. E se quiser entender melhor o drama, confira o post (caso ainda não tenha visto), da dramática história de Kingdom Hearts II:


"Mas Douglas, por que você resolveu postar isso agora?"

Eu realmente podia deixar pra data de lançamento do Kingdom Hearts II que rolou há quase 10 anos atrás... mas tenho os meus motivos.

1-Eu devia tá estudando, mas sou irresponsável.
2-Não tem saído muita coisa pra escrever.
3-To com inspiração/vontade agora.
3A-Faz mais ou menos um mês, o meu irmão comprou a coletânea 2.5 ReMix.
3B-Vi aquela tirinha linda do início do post no Facebook.

Bem, já vai fazer 10 anos, a geração do PlayStation 3, Wii (humpft) e Xbox 360 já veio e foi embora e o que vimos de Kingdom Hearts?! Vários títulos secundários como prequels lançados para portáteis, a única coisa que viu a cara da última geração foram as coletâneas Final Mix+, que trazem as edições especiais do jogo remasterizadas.


Chega até a parecer uma piada. Deu tempo o suficiente pra eles relançarem praticamente a série toda de novo e ainda não fizeram a sequência. As migalhas que eles jogaram no meio do caminho, como "Days", "Coded" e "Birth by Sleep" se mostram realmente migalhas, não conseguem repetir aquela sensação enorme de diversidade e imersão presente nos títulos principais. E Kingdom Hearts dá pra ter tanta coisa! Afinal... é um jogo que se passa pelos mundos da Disney! Saem novos filmes da Disney... todos os anos! Sem falar dos antigos que também já são um monte. Vamos pegar como exemplo o Piratas do Caribe, que se passava no mundo "Port Royal".


O mundo mostrava a aventura do filme da "Maldição do Pérola Negra" com intervenção dos elementos da mitologia própria do game. Desde então já houve "O Baú da Morte", "No Fim do Mundo" e "Em Águas Misteriosas", que tava passando ontem na TV. Nenhum desses foi adaptado pra série de games. Em 10 anos uma geração inteira de crianças já mudou, cara, os desenhos que tão em alta hoje eu praticamente não conheço. Eu nem vi "Detona Ralph" e "Valente"; sem falar de antigos que agora são populares de outra forma, como a Malévola que virou uma heroína e o "Monstros S.A." que ganhou uma adaptação mostrando os personagens na faculdade.

E ainda há os personagens da Marvel que foram comprados em 2009 e os do Star Wars em 2013. O que isso quer dizer? Que Kingdom Hearts III será ruim? Não, não se trata disso, se trata do tempo imenso e irrecuperável que eles perderam!


E isso me "bateu" esse ano porque o meu irmão comprou a coletânea. Eu nem tinha jogado, mas às vezes passava e via ele vidrado, aí eu lia aqueles diálogos, assistia aquelas cenas e a Nostalgia, é claro, vinha. Lembrei como quando eu joguei em 2005/2006/2007 e... bem...

...por vários anos...

eu praticamente ficava caçando as palavras que eu entendesse pra tentar sacar um mínimo da história, às vezes até procurando os significados no dicionário. Aliás, foi junto com Kingdom Hearts que eu fui aprendendo inglês (e ontem mesmo retirei o meu diploma de pró-eficiência na escola, tô falando que 10 anos é muita coisa). Agora entendo tudo que eles falam... Mas uma coisa é ruim! Eu já não sinto metade da magia!!!

E agora, Alan Moore?! O que eu farei!?
Já não to curtindo as HQs atuais do Batman, agora não curto mais o Kingdom Hearts?!?!!?! 


NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!




















Bem...







Eu ainda enxergo tudo que o game tem de incrível, os cenários variados e as metáforas sensíveis e extremamente pertinentes de "Kingdom Hearts", "Heartlless" e "Nobodies".

Kingdom Hearts: Reino onde habitam a Luz e as Trevas.
Heartlless: Pessoas que perderam o coração. Vivem como sombras.
Nobody: Pessoa que perdeu a alma e o propósito. Não consegue sentir emoções e tem como objetivo máximo conseguir um coração, apesar de seu destino acabar sendo causar a própria destruição.

Aí na jornada os amigos e as recordações positivas se mostram armas essenciais para vencer as forças das trevas. É sem dúvida singular e acho realmente uma pena que grande parte de quem joga videogames não se interesse em absorver suas competentes tramas. O que me incomodou foi não sentir mais aquela adrenalina indescritível que eu tinha de jogar pelos mundos dos filmes que eu tanto gostava como "Mulan", "A Bela e a Fera", "Hércules" e tantos mais. Duvido muito que eu seja o único. Uma coisa é você ainda gostar e ouvir as musiquinhas pelo YouTube, outra é ter aquela sensação antiga. Eu tive que admitir que... eu perdi.


Mesmo que Kingdom Hearts 3 lançasse hoje, além de 90% das pessoas não entenderem bulhufas do que aconteceu nos games secundários, ainda se basearia provavelmente nas versões novas que saíram de tantos clássicos. "Alice no País das Maravilhas" do Tim Burton acho que saiu em 2010, olha quanto que eles tem marcado! Querem fazer até Mogli live-action!!! Vale lembrar que o mundo do Tron, por exemplo, foi adaptado pra versão mais recente.


Ou seja, independente de como Kingdom Hearts III seja... ele terá sempre chegado atrasado. Não me vejo mudando essa opinião. Afinal, eu era uma criança do mal fofa, hoje já tenho até barba na cara, Nomura e cia. parecem não ter levado em consideração que o público cresceria... uma pena. Não dá pra negar que mesmo ficando em parte, a Infância da minha geração já passou, e Kingdom Hearts III só fez parte dessa infância como... bem... uma lenda e de certa forma até como uma decepção.

Não adianta, conforme a gente vai virando adulto a realidade começa a ficar mais intensa, não é mais tão simples afundar em histórias de fantasia como quando criança. É aquilo que eu falei, você até entende e aprecia, mas entrar e se perder às vezes é mais difícil com o mundo de fora gritando mais alto. Não sabemos muito de Kingdom Hearts III, me pergunto se Nomura e sua equipe estão levando tudo isso que eu escrevi aqui em consideração. Há três pontos

1-Os filmes da minha infância que eles ainda não colocaram e nós queremos ver, como "Nova Onda do Imperador". Cara! Mais de 10 anos e ainda não colocaram A Nova Onda do Imperador!
2-Os filmes novos que eles provavelmente devem se interessar em colocar, como "Frozen" e "Big Hero".
3-Universos que eram populares e ainda são, como "Star Wars" e "Marvel", que provavelmente agradariam heartless e nobodies, quer dizer, gregos e troianos.

Será que vão equilibrar direito...? Difícil de saber... Nem um trailer decente teve.
Eu comecei esse blog na metade de 2009, não imaginava que um dia postaria o trailer de Kingdom Hearts III aqui (2013), me pergunto agora se chegarei a um dia escrever uma resenha dele, e quão entusiasmada ela será...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário