quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

As geniais estórias do Deadpool de Cullen Bunn


"Os heróis do Universo Marvel olham para Wade como piada. Com excessiva cautela eles algumas vezes se preocupam que a piada possa um dia se tornar sombria, que Deadpool possa se tornar perigoso demais para ficar livre. A maioria não dá crédito o bastante a ele para isso, eles o olham como alguém a ser evitado pelo bem da sanidade e dignidade... e não mais que isso..."

Há quase dois anos eu fiz uma análise da série "Deadpool Mata O Universo Marvel", um dos quadrinhos mais divertidos e improváveis que eu já tinha lido. Desde então o texto é um dos mais acessados do blog quase todos os dias, se tornando uma das minhas postagens mais populares. O tempo passou, conforme lia tudo do Deadpool que surgia na minha frente eu acabei descobrindo que tinha sobrado um pouco no fundo da panela...



Caso você ainda não tenha lido a estória já mencionada, cuidado, esse parágrafo terá spoilers dela. Em "Deadpool Mata O Universo Marvel", o roteirista Cullen Bunn genialmente desenvolve uma justificativa para o psicopata querer e conseguir matar todo o Universo Marvel! Ele descobre que é um personagem de HQs! Sendo assim, o sofrimento dele jamais terá fim! Ele não vê a mínima graça ao notar que terá sempre que estar se desventurando para manter o entretenimento dos leitores, então sai atrás de todos os personagens com um calculismo incalculável, seguindo para os artistas que fazem as estórias e por fim ameaçando que o próximo vai ser... você!

"Sua tendência de retornar das portas da morte tem nada a ver com seu fator de cura. Seu poder mutante não é regeneração. É popularidade."
Foi único, ninguém conseguia acreditar no que tinha lido, não é por nada que ao terminar a primeira coisa que fiz foi recomendar aqui. É claro que como toda ideia boa (principalmente se tratando de gibis...) ela viria a ser reexplorada sem qualquer piedade. Se acabaram conseguindo até com o Watchmen, é claro que não demorou muito pra rolar com o Deadpool. Sendo assim, eu descobri que as suas quebras da quarta parede e chacinas contra a própria realidade tinham passado longe do fim. E isso começou com...

Deadpool Killustrated


"Bem, tenho um monte de pessoas pra matar e pouca atenção pra desperdiçar, então... me anime."

Após o arco "Deadpool Mata O Universo Marvel", um grupo com os vilões cientistas mais inteligentes da Marvel, que foram deixados vivos por Wade, descobre sob a teoria de que são todos personagens de quadrinhos o... "Ideiaverso"! Eles descobrem que Wade nunca conseguirá matar realmente todo o Universo Marvel pois novas versões continuarão aparecendo, então ele tem que navegar pelo Ideiaverso assassinando os personagens da Literatura Clássica que serviram de inspiração para os personagens dos quadrinhos Marvel.

"Nós ainda tínhamos estórias para contar."
"Não se preocupe. Quando eu terminar isso... Não haverão mais estórias para contar;"
Nem a turma do Mogli escapou

Assim sendo, em "Deadpool Killustrated" o protagonista lunático segue a fórmula insana da outra série, mas agora destruindo dezenas de personagens famosos da literatura, de Moby Dick à Dracula e Frankenstein. É claro que dessa vez a fórmula não surpreende como da última. A aventura ainda é interessante, pois ver Deadpool matando vários personagens é algo que provavelmente nunca cansará (ainda nem fizeram um filme...). Porém, um ponto legal nem tão previsível assim, é Sherlock Holmes reunir outros heróis de livros como Mulan e Beowulf para investigar o que está acontecendo. Os guias principais ainda são a insanidade e o sem noção, de forma que mesmo repetindo a fórmula do seu antecessor, "Deadpool Killustrated" ainda cativa em suas quatro edições.


E não acaba por aí... Assim como a zuera, o tormento do Mercenário Tagarela não tem fim...

Deadpool Kills Deadpool


"Wade Wilson... A cruzada para obliterar a existência começou... e Deadpool é o progenitor de todas as coisas!"

Nessa estória que ainda segue o cânone do protagonista ter descoberto sua realidade de ser só um personagem de quadrinhos, Wade Wilson descobre o infame... Multiverso, notando que dentro do próprio Universo Marvel há várias versões paralelas dele mesmo. O Deadpool da Terra 616 (a normal, da Marvel Now) é então visitado pela Tropa Deadpool (grupo que já apareceu antes, formado por versões alternativas do Deadpool) que o avisa que um Deadpool de outra dimensão saiu certo de eliminar toda a existência, mesmo que para isso precise viajar pelo Multiverso destruindo todas as versões de Deadpool possíveis. Aí se unem dois grupos; um é a Tropa Deadpool que recebe a visita de um Vigia que se dedicou apenas a observar os Deadpools dos diferentes universos (com um bigodinho de pedreiro e acessórios do Fã-Clube Deadpool); e o outro é um que o Deadpool que quer matar todo o universo reuniu, com as mais improváveis versões alternativas do personagem que Cullen Bunn pôde insanamente imaginar.


A primeira coisa que qualquer um pensa é: agora eles definitivamente forçaram demais a fórmula. Porém, "Deadpool Kills Deadpool" é beeeeeeem mais divertido que "Killustrated", sendo o que se aproxima mais de "Deadpool Mata O Universo Marvel". Na verdade, ele é bem bobo como costuma rolar nas estórias mensais, talvez seja até mais engraçado, só sei que eu rachei do primeiro quadro até o último, todas as quatro partes valem a pena.


Esse parece mais continuação do original, pois há os momentos de clima sério e dramático, que você só percebe ser completamente sem sentido por causa do que está sendo dito nos diálogos e nos quadros de narração. A constante chegada de diferentes versões do Deadpool mantém o humor retardado constantemente, eles simplesmente conseguem ir mostrando uma coisa mais absurda que a outra. O acerto é que Bunn parece saber exatamente o que há de mais brilhante na trama, como as análises impagáveis que Wade faz da situação, e destaque especial para o Vigia dos Deadpools e o Pandapool!

Uma espécie que ameaça você de extinção o/
É toda uma viagem que cooooooom certeeeeeeeeza vale a pena. Apesar de ter esticado até não dar mais a ideia original, Bunn deve ter feito uma das sequências de estórias do Deadpool mais hilárias de todos os tempos. É um rápido conto épico e sem noção onde os dois adjetivos se encaixam constantemente em todas as páginas: épico e sem noção.

Parte 1: https://docs.google.com/file/d/0B4CJ8MQ5Gzi0RjZDUkxRZi1aWGs/edit
Parte 2: https://docs.google.com/file/d/0B4CJ8MQ5Gzi0RG5Lbjdxa0hSQVE/edit
Parte 3: https://docs.google.com/file/d/0B4CJ8MQ5Gzi0UFA0QXpHa3VOSVE/edit
Parte 4: https://docs.google.com/file/d/0B4CJ8MQ5Gzi0eEFfYmdBTDhtUVU/edit

Depois disso Bunn escreveu "Night Of The Living Deadpool", mas esse eu já analisei aqui.

Se ainda não leu... NÃO PERCA!

Outras análises de HQs do blog:

Mulher-Gato: Cidade Eterna
Wolverine: Old Man Logan
Demon Knights (Novos 52)
Capitão Marvel (Novos 52)
Batman&Superman: Inimigos Públicos
Hellboy: O Vigarista
Hellboy: Makoma
Motoqueiro Fantasma: Desista do Fantasma

Fiu...

4 comentários:

  1. Eu li o "mata o universso Marvel" e "Deadpool mata Deadpool" o Killustrated eu ainda não terminei mas estou achando melhor do que o "Deadpool mata o universo Marvel".O melhro para mim foi o "Deadpool mata Deadpool" esse foi simplismente hilario(e tinham partes que pareciam até dramaticas).
    Boa analise.
    Ps:Só eu percebo que a Marvel(principalemente o Deadpool) vive fazendo referencias a Dc?Tem uma hq em que ele mata um personagem loiro chamado Arthur e que tem os mesmos poderes do Aquaman.E ele ainda chama de inutil XD
    Tem outra em que ele tenta pular não lembro de onde e cai em uma varanda ai ele diz:
    "Como o Batman consegue?"

    Enfim essa Marvel é muito zoeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha me ligado muito nisso, mas alguns personagens da DC são icônicos, assim como alguns da Marvel, ñ há pq ignorar algumas claras influências. Não haveria uma sem a outra, hehe

      Excluir
    2. Eu lembro que em Ultimate Spiderman tinham no mínimo duas referências bem claras a DC, uma era quando a Gata Negra mencionava o pai dela, e o Aranha se perguntava "Quem é o pai dela? O Batman?" e outra quando tavam fazendo uma revista nos alunos do colégio do Parker, e um deles tinha edições de Watchmen dentro da bolsa, sem falar que o Jameson se referia aos jornais como Dístinta Concorrência...

      Excluir
  2. Eu acabei lendo sem atenção a primeira edição do "Deadpool mata o universo Marvel", mas depois do sr ter entregado do que se tratava, de uma história estilo God of War misturado com sei lá, Show de Trumman, despertou minha curiosidade, principalmente a que ele parte para acabar com o que serviu de inspiração.

    ResponderExcluir