segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Homem-Aranha, um herói difícil de adaptar?


Após ignorar no Blog Joker quase todas as notícias relacionadas, eu por fim nem assisti "The Amazing Spider-Man 2", assim não fazendo qualquer resenha ou comentário quanto ao filme, mesmo com muita gente tendo o aclamado como o melhor filme do personagem até o momento. Eu havia ficado consideravelmente desestimulado com o primeiro, que apesar de eu não ter achado tão ruim, para mim não tinha comparação com o primeiro do Raimi, então pra quê assistir o 2?! Meu irmão baixou e por curiosidade eu acabei vendo depois, me dando vontade escrever esse post...

Homem-Aranha
Um herói difícil de adaptar?

Logo nas primeiras cenas dá pra notar o fan-service do filme quando o Rino que ainda não é Rino surge declarando a sua identidade secreta. Isso se estende com J. Jonah Jameson, que não aparece e uma tal de Felicia (Gata Negra), que tem toda uma sequência dedicada ao dizer de seu nome. Longe de mim criticar isso. Aquela série "Gotham" se resume a identidades secretas e todo o povo tá gostando bastante. Outra coisa que eu gostei muito e dificilmente se vê nesses filmes de heróis foi eles terem colocado a musiquinha clássica do personagem tocando no seu celular e ele até a assovia enquanto zomba do futuro Rino.


E isso trás o mesmo paradoxo do filme anterior. A produção se preocupou em colocar vários elementos fiéis às HQs e desenhos que não existiam nos outros filmes, como Gwen Stacy e seu pai e os lançadores de teia. Mas ao mesmo tempo vemos várias discrepâncias, principalmente em relação aos personagens.


Apesar de Connors ter um plano e combates interessantes, ele não lembra muito o personagem original, aquele cara bonzinho que tinha uma família mas dramaticamente se tornava um monstro por tentar brotar seu braço de volta (mó maldade...). Também há novas versões da tia May, do tio Ben, mas os vilões são o que chama mais a atenção.


Com Jamie Foxx ninguém viu o Electro dos quadrinhos e na real... o que foi aquilo?! O personagem é mó piada, apesar de ser bem apresentado e desenvolvido em detalhes emocionais. Aí ao mesmo tempo eu não pude deixar de pensar que se colocassem aquele manolo com cara de estrela que eu conhecia seria a coisa mais horrível do mundo. Sem falar da origem extremamente simples do personagem. Sem dúvida alguma eles simplesmente ignoraram as raízes do personagem pra fazer da forma que queriam. Aí também tem o Duende Verde. Fiquei possesso deles matarem Norman Osborn antes de montar em um planador, já que pra mim ele é tranquilamente o melhor Duende (de uns cinquenta que já foram feitos).

Mas também não deu pra negar que o Harry ficou extremamente louco, doente e obcecado como Duende, além de ter matado a Gwen Stacy, ou seja, dá pra ele ocupar o papel. Mas vamos aos resultados...


Apesar do filme ter um monte de coisas estranhas, como a conclusão chocante do casal após um clima que se manteve leve durante o filme inteiro e uns detalhezinhos que simplesmente são estranhos, os dois filmes novos são inegavelmente melhores do que... bem...

Homem-Aranha 3

O dia que vimos Peter Parker rebolando no meio da rua. Mas não precisamos nivelar Amazing Spider-Man 2 a uma das piores sequências de todos os tempos, afinal, eu disse que iríamos aos resultados e tem uma maior galera falando que esse último foi o ápice do Homem-Aranha no cinema. Como o Homem-Aranha da minha infância foi fechado com o Spider-Emo, é indiscutível que esse universo fechado e o Duende Verde indo fazer acordo com o Electro pra fugir da prisão é mais legal do que bastante coisa que eu tive com a minha versão preferida. O Homem-Aranha está se mantendo como um personagem muito amado entre os jovens atualmente; isso significa que alguém está fazendo o trabalho direito. Mas o problema é que esses não são todos os fãs do Homem-Aranha. Com uma minoria de exceção a maior parte dos meus amigos (que tem a minha idade ou mais) odiaram a nova franquia, nem chegando a assistir o segundo... que nem eu.


As reclamações são quase as mesmas, e elas se resumem a "Esse não é o Homem-Aranha". E é verdade. Mas maior mulecada adorou os filmes, enquanto quase que todos os fãs antigos odiaram violentamente. São dois pontos bem radicais e isso é meio chato, sabe? Não dar pra agradar ambos. Ainda mais hoje com a possibilidade do herói se unir aos Vingadores e eles criarem um subverso de filmes para a mitologia particular do Homem-Aranha! Mas mesmo com tudo isso, grande parte dos fãs ficou desapontada. Então vamos falar da questão da adaptação.

Quando você pega um gibi da Marvel ou da DC você está sempre pegando um "gibi de super herói". Há todos os padrões relacionados a isso, mesmo que a HQ tenha um clima meio diferenciado como "A Queda de Murdock", você vê como uma história "de super-herói". Já no cinema não é bem assim, é outra mídia e eles costumam apostar nos estilos que já são da área. Em "Homem de Ferro" de 2008 isso ficou bem claro, era um filme de ação, não um filme "de super-herói", assim como os filmes do Batman estão mais pra drama social e trama de investigação do que um conceito petrificado de filme "de super-herói". Por sorte nos últimos anos tivemos três ótimos exemplos incontestáveis. "Homem de Aço" e "Guardiões da Galáxia" foram filmes de ficção científica, enquanto "O Soldado Invernal" tem uma trama de espionagem e teorias conspiratórias.

Na Fase 1 dos filmes da Marvel Studios eles seguiram um padrão por vários filmes de origem, mas já surgindo o risco de ficar muito repetitivo eles usaram esquemas diferentes nas continuações. Mas usando essa ideia, em que estilo se encaixa mais o Homem-Aranha? Sinto falar, mas ele fica com o estilo "trash".

Não dá pra dizer que é ficção científica que nem Superman, porque tem coisas estranhas que são da essência do personagem. Também não dá pra, digamos assim, "suavizar" com versões mais sérias e realistas pro cinema, como fazem com o Batman. A maior parte dos personagens vem de acidentes que mexem com sua genética, assim surgindo misturas de homens com lagartos, rinocerontes e etc. Assim é difícil fazer com que o universo do Spider fuja do clima mais descontraído, a não ser que ficasse só nas histórias de máfia e as de ameaças alienígenas (Venom).

E isso dificulta muito fazerem algo virado pro público mais velho, me fazendo sentir que não haja forma de agradar ambos os lados. Diferente de caras como os Guardiões da Galáxia e Hellboy que não tem uma enorme base de fãs para apontar o que deve e não deve ser feito, o Aranha se manteve como herói mais popular de todos por DÉCADAS! É fã pra cacete, não dá pro diretor mostrar uma visão particular, não dá pra excluir que entre os principais inimigos há um lagarto humanoide andando por um colégio e um cara que é perturbado por tentáculos de metal(...). Esse pensamento me fez mudar de opinião quanto a nova franquia do Homem-Aranha. Assim como rolou com o filme da Malévola, notei que não era pra eu gostar daquele filme, porque ele simplesmente não havia sido feito pra mim!

O Homem-Aranha SEMPRE foi um herói feito para identificação do público jovem! Ele foi criado com um diferencial já para isso!

O próprio Stan Lee explica que a ideia sempre foi um herói para os jovens se identificarem. Ele era um estudante inteligente, as garotas e pessoas em geral não simpatizavam muito com ele. Simplesmente brilhante, não é por nada que deu no que deu. Mas isso foi nos Anos 60! Já estamos pra chegar em 2015! Cara, o Peter Parker era um nerd, hoje de quê isso adiantaria? Eu nem sou tão velho mas o nerd de hoje já tem nada a ver com o da minha época. Hoje as pessoas gostam dos nerds, na minha época tacavam coisas nas nossas cabeças!


Hoje não dá mais pro Peter ser muito nerd, isso na verdade tiraria em parte o sentido do personagem. Acaba que fazendo sentido ele ser hipster, afinal, o Aranha foi feito para um público novo, que é renovado mais ou menos de vinte em vinte anos. Então... eu acabei concluindo que não adianta reclamar... Como nunca tinha visto um post com esse ponto de vista, achei interessante registrar. Você concorda comigo? Acho que o que trás a oposição de opiniões é...

Homem-Aranha 3

Os fãs antigos tiveram uma boa série de filmes, mas não foram exatamente recompensados no final... Na real eles tiveram um Homem-Aranha emo e um Venom dispensável... É o mesmo problema que leva a apedrejamentos de reboots em outras mídias, como os quadrinhos mesmo. Eles recomeçam sem terminar! Acho que por isso os fãs do amigão da vizinhança ficaram com um vazio e procuram o que está faltando nos próximos filmes. Infelizmente, tudo indica que nunca vai rolar... mas por outro lado, a mulecada tá super feliz com a nova versão do herói. Então... seriam esses novos filmes tão condenáveis...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário