sexta-feira, 12 de setembro de 2014

10 músicas resumindo...


RONNIE

JAMES

DIO

\m/ u.u \m/


Já faz tantos anos que a voz do Metal morreu, e até hoje não consegui emplacar uma homenagem legal pra ele como sempre quis. Como gosto muito das letras, fiz esse post para resumir DIO, um dos maiores ícones da música, o melhor em misturar o melódico com o pesado. Um grande homem e um grande gênio.

10.Hoochie Koochie Lady


"And she'll dance some, she can't follow cause she only can lead."

Na banda "Elf", formada em 67, se encontra a fase menos influente de Dio, mas ao mesmo tempo é possível notar que o futuro Rei do Heavy Metal já havia sido influenciado o suficiente. A banda ficou sob a asa do Deep Purple, que já era reconhecida pelo o que sabia fazer melhor. Fazendo alguns shows de abertura eles tiveram alguns álbuns e certa relevância, mas pouco foram lembrados no futuro.


O que intriga é como mesmo o Heavy Metal ainda não tendo sido solidificado nessa época, Ronnie já cantava com força e agressividade. O que veio a servir como uma luva no seu brilhante futuro...

9.Light In The Black


"Breathed the air before, heard the thunder roar, never knew it was for me. Always looking down, lost and never found, eyes that look but not to see. All my life it seems, just a crazy dream, reaching for somebody's star. Like an open door that you passed before, but you never had the key. Something's calling me back, there's A Light In The Black, am I ready to go?"

O "Rainbow" é sem dúvida uma das raízes mais fortes do Metal. Quando o Deep Purple se desfez, o genial guitarrista Ritchie Blackmore já puxou Ronnie para a sua nova banda, o "Rainbow"(arco-íris), símbolo que se tornaria uma das principais marcas de Dio. Só o álbum "Rising" já marcou e inspirou uma infinidade de músicos. Tirando Blackmore, os outros membros da banda eram todos remanescentes do "Elf", mas com a ajudinha de Blackmore eles soaram melhor do que nunca.


8.Kill The King


"Power, it happens everyday. Power, devour all along the way. Oh no, move me out of harm. I need a spell and a charm."

A impressionante formação original da banda se estendeu por poucos álbuns, mas Dio só foi ficando cada vez melhor no que fazia, estabelecendo cada vez mais sua identidade e competência. Felizmente, a saída da banda de Blackmore não significava que o baixinho iria sumir. Muito pelo contrário.

7.Heaven and Hell


"They say that life is a carousel, spinning fast, you got to ride it well. The world is full of kings and queens, who blind your eyes and steal your dreams, is Heaven and Hell. Oh, well, they'll tell you black is really white, the Moon is just the Sun at night and when you walk in golden halls you got to keep the gold that falls, is Heaven and Hell."

Ao sair do Rainbow, Dio se une a outra das melhores bandas desse novo rock mais intenso e complexo que estava surgindo... "Black Sabbath"! A banda não estava mais funcionando com Ozzy Osbourne e Bill Ward, que foram substituídos por Ronnie James Dio e Vinnie Appice. A música é tão boa que até se tornou o novo nome da banda no futuro (e Black Sabbath já é um nome de bastante peso).


Apesar de já escrever letras boas antigamente, com o Sabbath Dio ousou mais, e com mais maturidade começou a expressar suas convicções e ideais na sua obra, o que fica bem claro com a faixa título. Isso inclusive levou a desentedimentos com Geezer Butler, baixista e letrista da banda na maior parte do tempo. Mas na produção de "Heaven and Hell" ele esteve fora durante a produção das letras então tudo acabou ficando ao cargo de Ronnie junto com Tony Iommi, e acabou dando muito certo. Oficialmente, Dio era uma das forças mais poderosas na música pesada.

6.Holy Diver


"Race for the morning, you can hide in the Sun till you see the light. Oh, let us pray it's alright."

Mas acontece que o Black Sabbath com Dio também não durou muito, depois do disco "Mob Rules" eles só foram se unir de novo nos anos 90. O álbum "Holy Diver" abria o que apesar de ser considerada carreira solo do Dio (pois o nome da banda era "DIO") na verdade era uma super-banda onde todos os membros eram realmente influentes. Vinnie Appice (Black Sabbath) na bateria, Jimmy Bain (Rainbow) no baixo e o guitarrista Vivian Campbell (futuro Def Leppard).


Ou seja, sair do Black Sabbath já era nada para Dio, sendo que ele pôde simplesmente usar o próprio nome para seu novo projeto e funcionou muito bem. O álbum talvez seja o melhor exemplo do uso dos símbolos e signos fantasiosos que o artista tanto gosta. É uma sequência de músicas com metáforas similares que leva qualquer um para fora desse planeta.

7.We Rock


"You watch their faces, you see the traces of the things they want to be, but only we can see. They come for killing, they leave and still it seems the cloud that's left behind, can penetrate your mind. Sail on, sing a song, carry on... We Rock!"

Com o álbum "The Last In Line"(84) a fórmula de sucesso da banda "DIO" prossegue. Continuando com as letras que tratam de assuntos gerais como o tempo, o universo e o significado da vida, mais certo e confiante ainda, Ronnie James Dio prossegue com o tipo de mensagem que decidiu passar pelo seu trabalho. De "The Last In Line" em diante ele continuou sempre assim ficando cada vez melhor, apesar de, infelizmente, a formação da banda solo ter mudado depois de um tempo.


"Eu não acredito em Paraíso e Inferno como um lugar que você vai, sabe, quando você morre vai para baixo e queima por um tempo, ou se for bom vai para cima e é feliz por um tempo, ou um purgatório onde bebêzinhos são pendurados. Acho que qualquer um que veio com essa ideia de um lugar onde criancinhas ficarão penduradas pelo resto da vida é ou a pessoa mais doente da Terra, ou a mais imbecil... acho que ambos se aplicam. Então eu não acredito em nenhuma dessas coisas. A minha crença de Paraíso e Inferno é que Paraíso e Inferno são aqui. É onde nós estamos. Esse é o Paraíso e esse é o Inferno, você faz o seu próprio Paraíso, você faz o seu próprio Inferno. Inferno, Bem ou Mal, Deus, o Demônio; reside em cada um de nós. Eu não tenho que ir para um lugar pra rezar. Rezo dentro de mim mesmo, rezo para quem eu quiser e tenho os mesmos resultados. Eu não preciso ser julgado por um padre que sou mal, ou ser julgado por uma freira que não estou estudando o meu projeto propriamente e ser acertado na mão por uma régua. Quem é você pra fazer isso comigo?! Ser ensinado que aqui está Deus em um pedaço de madeira de Gaza. Não é a forma que eu quero levar a vida, não é a forma que quero pensar nisso. E com todas as religiões que há, pregando as mesmas coisas, é realmente uma grande homogeneização, de qualquer forma no fim do dia todos acreditamos na mesma coisa, que todos temos uma escolha entre Bem e Mal. Então faça a sua escolha, é disso que se trata para mim.

Então, escrevendo essas canções, talvez tenha trazido um pouco o meu lado cínico, mas o que trouxe para mim é o que eu acredito na Vida e que, sabe, nós somos os Últimos na Fila (Last in Line) e há o Paraíso e o Inferno se você considerar que é o que as pessoas fazem com você que torna isso Paraíso e Inferno (Heaven and Hell), que é no que cai a canção, 'o  mundo é cheio de reis e rainhas que cegam os seus olhos e roubam os seus sonhos', isso é Paraíso e Inferno. O Paraíso é quando as pessoas dizem o quão bem elas vão te tratar e o Inferno quando você descobre que 'era tudo uma mentira, não era?'. Isso é o que são Paraíso e Inferno para mim."

8.Metal Will Never Die


"It will take you, hypnotize you. Raise your fist, with a rebel yell! I am Metal! And I will never die! We are Metal! And we'll never die! I'll crank you up, you can't bring me down. I'll make you high, Metal Will Never Die."

Sendo um de seus principais representantes, Dio não deixou de, assim como Motorhead, Judas Priest e Ozzy Osbourne, homenagear e idolatrar o Rock/Metal como algo incrível e maior do que ele mesmo. E isso sempre cai bem, já que a maior parte das pessoas que ouvem Metal o tratam quase que como uma religião, ouvindo pela vida inteira.

9.Electra


"I've been way beyond your universe, and I've seen things that I should never tell. But here I go again, I just can't keep it to myself, the story of my world and how I fell."

Electra foi uma das últimas músicas de Dio na sua carreira solo, que terminou com ele já velho, ainda talentoso, com uma legião enorme de fãs e ainda combatendo um câncer. A canção é um bom resumo do que Dio fez em sua carreira: é suave ao mesmo tempo que pesada, sua letra viaja contando uma história de ficção sobre um ser de outro mundo que narra a sua jornada. E como dá pra notar, do Elf pra cá a voz dele piorou nada.

10.This Is Your Life


"This is your life, this is your time. What if the flame won't last forever?"

"This Is Your Life" fechava o álbum solo "Angry Machines" de 1996, mas não teve tanto reconhecimento na época. Só foi ficar mais famosa quando relançada, em 2014, em uma coletânea onde muitos dos maiores nomes do Heavy Metal como Metallica, Motörhead, Rob Halford, Scorpions e muitos outros se uniram para gravar um álbum em homenagem ao homem que inspirou todos eles.

Os guerreiros de Dio
Depois que Dio morreu até Ozzy Osbourne, que foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, prestou pêsames a ele em shows ao vivo. Foi um artista que respeitava a todos e todos o respeitavam, muitas vezes até idolatravam.


Ele nunca tremeu diante das dificuldades, só ver como ele não teve uma banda estável, sempre conseguindo fortalecer mais o seu legado mesmo que sozinho. E não basta ter nome pra fazer carreira solo, o vocalista do Iron Maiden (Bruce Dickinson) tentou mas não deu tão certo assim. Um mito, uma lenda, um artista, um herói do Heavy Metal. DIO!

























2 comentários:

  1. Você acredita que eu não conhecia o Dio?Minha falta de cultura as vezes me impressiona.Quer dizer eu conhecia pelo Heaven and Hell mas não sabia do resto.NADA!Obrigado por abrir meus olhos.Muito foda.Nessa musica "This is your life" o fundo musical me lembrou musica clássica que é meu segundo gênero musical favorito depois de rock(Pois é,tem algo de errado comigo já que os dois são muito diferentes).
    Ps:Pena que eu só conheci ele agora e nada novo vai sair já que infelizmente ele morreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal tem mania de não comentar mas faz toda a diferença. A ideia do post é essa mesma cara, mostrar pra quem não conhece. Quem já conhece, talvez ache curioso, quem sabe. E não é necessariamente falta de cultura, você não ouve falar do Dio na TV ou na rádio mesmo, só internet. Tô pensando em fazer um que nem esse, mas do Ozzy.

      Excluir