domingo, 25 de maio de 2014

Cagadas demais não dá pra limpar


Das séries cinematográficas que eu vi nenhuma tem tantos buracos quanto X-Men. A primeira trilogia foi divertida apesar de passar bem longe do que os fãs gostariam de ver. Foram três filmes feitos sem qualquer preocupação gigantesca como os filmes atuais da Marvel, o que é compreensível já que foi um dos primeiros filmes de herói da sua leva. Aí veio o filme solo (e triste) do Wolverine e Primeira Classe. Esse último era independente de tudo o que houve antes, já que se passa antes. Foi surpreendente e o meu preferido, apesar de não ser um reboot, se encaixaria muito bem como o tal. Passei a aguardar a continuação para ver aquele Magneto foda como vilão principal do filme.


Mas eu gosto que me surpreendam e foi o que aconteceu com o anúncio de "Dias de um Futuro Esquecido". Seria o primeiro filme de heróis a trabalhar com viagem no tempo, mostrando as duas gerações de personagens que apareceram nas telas. Agora já explico logo o título, "cagada demais não dá pra limpar". É pra isso que deviam servir os reboots na minha opinião, recomeça tudo de uma vez. Mas no lugar disso juntaram os dois filmes.


Na história os Sentinelas finalmente enfrentam os heróis, mas apesar de receberem atenção, não impressionam tanto quanto fazem nas outras mídias. As lutas são medianas, mas depois de "Superman: Man of Steel" acaba não impressionando de forma alguma. O que acontece na história é que nos anos 70 a Mística matou Bolivar Trask o que acarretou na ativação dos Sentinelas para exterminar os mutantes no futuro, um extermínio o qual eles já não estão mais conseguindo escapar. É nessa que Wolverine é mandado ao passado para impedir que o assassinato de Trask leve a esse X-armaggedon.


Há nada de absurdo na história, ela seria óbvia, mas o bom é que os personagens são instáveis e apesar de terem um inimigo em comum, os ideais de Xavier e Magneto continuam sendo uma violenta diferença. Essa instabilidade leva a uma trama mais surpreendente. Como o título do post é negativo, deixa eu explicar logo. O único problema do filme está diretamente ligado a esburacada trilogia original. O filme é muito divertido, mas as tentativas do diretor Bryan Singer de salvar os filmes originais (ele dirigiu o 1 e o 2) deixam algumas cenas bem feias. Apesar de estarem ligadas, a trama do passado é 1.000x mais interessante cumprindo a tarefa de dar continuidade aos eventos de "X-Men: Primeira Classe".


Após perder os seus alunos Xavier está acabado e deprimido, sem sequer ser um professor mais. Ele vive junto com Fera enquanto Magneto está preso em uma penitenciária de segurança máxima. Wolverine vai pedir ajuda a eles e a grande curinga do elenco é a Mística, balançando entre os ideais do Magneto e os do Professor X. Essa turma ficou legal e foi muito bem explorada, junto ao inédito Mercúrio que faz a sua estreia como um personagem divertido de alívio cômico. Nada há ver com os quadrinhos, mas ficou bacana. Isso tudo avançaria muito bem, mas a história do futuro com o apocalipse mutante é má introduzida logo no início do filme de forma que você não consegue se ambientar direito na situação deles levando em conta que após a derrota de Magneto e da Fênix Negra tudo parecia estar em paz.


Eis que todos esses personagens da outra trilogia são colocados de qualquer jeito. Tempestade e até Magneto ficariam parecendo quase figurantes se não fosse as poucas cenas de luta (desnecessárias) que foram colocadas só pra justificar a presença deles no filme. E o problema... é o futuro. O próprio retorno do Professor X que havia sido feito em pedacinhos em X-Men 3 não é explicado, a cena pós-créditos em que ele aparecia barbudo em uma cama é completamente ignorada. Ou seja, se o elenco do futuro tinha como objetivo corrigir e dar nova vida ao elenco antigo dos X-Men, ele o faz muito mal. Como eu disse, tudo se resume a: cagadas muito grandes não dá pra limpar. E o futuro é ainda pior.


Como eu disse e reafirmo, me diverti bastante com o filme e a sua trama, mas por fim voltei pra casa decepcionado, e eu acho que esse é o fator definitivo quanto a um filme. Como eu fico antes e depois de ver o filme? Eu fiquei irritado, por causa do final. O futuro agora com a continuação que colocará Apocalypse como inimigo vai usar a maldita série antiga que eles se recusam a aposentar. A solução encontrada pra isso no final do filme é péssima, simplesmente péssima. Uma pena. Não me faltou certeza que se eles tivessem apenas sequenciado o "Primeira Classe" seria muito melhor. Poderiam por exemplo ter explorado melhor o Magneto como pai do Mercúrio (nem vem falar de spoiler que todo mundo sabe disso), algo que fica muito porcamente mencionado, nem sequer dão atenção a irmã bebê dele, que seria a Feiticeira Escarlate. Elementos esses que seriam muito mais interessantes de serem explorados do que a galera da antiga que nem devia tá lá, não tem mais o que contar.

Pra fechar a cena pós-créditos é ruim e o Stan Lee não aparece no filme. O melhor que eu posso esperar é que não deixem de fazer mais um filme com os jovens Xavier, Magneto e Mística, porque já não coloco muita fé nesse filme do Apocalypse. Falando em cagada, eu até comecei a escrever uma continuação da minha profunda e excitante história, a "Cagada das Galáxias", mas o processo tá meio devagar, vou ver no que dá. Acho impossível superar a última, mas dá pra fazer um epílogo praqueles personagens (os que sobreviveram...).

4 comentários:

  1. A cagada das galáxias foi muito bom, e acho q pode ficar ainda melhor, como o planeta prisão e o arkham nightmare. Mas o ponto é..... O ANTIGO ELENCO vai voltar?!?! Não pode, NÃO , eu ainda ñ assisti o filmas, mas não Fox....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica confirmadíssimo cara, muito triste. Me deu até dúvida se eles vão voltar c/ o elenco do Michael Fassbender(First Class).

      Excluir
  2. Children Of The Grave26 de maio de 2014 às 01:54

    AEEEEEEEEEEEEE! A Cagada vai voltar!! A primeira foi genial.
    Mas eu ainda não tive tempo para ver "Futuro Esquecido"... To com vontade.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=tZywJkubqRA cena pos cred

    ResponderExcluir