quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alan Moore fala sobre quando foi expulso da escola


O velho escritor inglês de Watchmen e V de Vingança, Alan Moore, falou em entrevista sobre a época em que foi expulso do sistema de ensino britânico. Por traficar LSD no colégio com 17 anos (1970) Alan foi expulso e outros colégios seriam avisados sobre como ele representava problema. Alan já declarou que na época não havia tantas informações sobre as drogas, apenas que fazia mal (vide os nossos outros amigos ingleses, o Black Sabbath, kkkk) e então tudo que ele via era os efeitos alucinogêneos, acreditando que injetar LSD no sistema de água apenas abriria a mente das pessoas para um novo mundo (ele não chegou a fazer isso, hehe).

Muahahahahahahahaha
Hoje, vendo que foi bem sucedido, Alan tem simpatia por pessoas que, como ele, ficam excluídas do sistema de "educação" e aceitou o convite do literário Ruth Gasson para ajudar jovens que foram expulsos do colégio e convencê-los a se acertarem com essa situação. O programa incluía pessoas que foram expulsas definitivamente, temporariamente ou por ter algum problema mental.  O projeto se chama "Voices of the Fire", inspirado justamente no nome do livro dele "A Voz do Fogo". Veja o que ele disse:

"Eu pessoalmente sei como é ser excluído. Tudo que você vive e ouve em casa é sobre o fato de que a sua vida definitivamente acabou. O mecanismo que deveria ter te transportado da infância para o mundo adulto falhou de alguma forma e você foi lançado pra fora do banco do meio de transporte. Acabou pra você."

"Essa é com certeza a sensação que tive quando estava com dezessete anos, mas eu estou tentando transmitir à essas crianças que ser expulso do colégio foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo. Significava que eu teria que depender dos meus próprios recursos. Eu não sabia quão bons eram esses recursos, mas a não ser que testemos esses recursos nós nunca saberemos o que temos para nos apoiar. É isso que eu estava sugerindo para esses jovens. Sendo realista, eu não posso dizer que isso vai funcionar para cada um daqueles jovens, mas eles podem ficar surpresos com o que são capazes de alcançar."

"Eu fui em três dias diferentes (para o encontro com os jovens). No primeiro dia eu estava lidando com jovens que haviam sido expulsos permanentemente e sim, um monte deles estava ouvindo e prestando atenção. É sempre difícil de saber o quanto você está ajudando a pessoa, mas os educadores presentes pareciam estar muito satisfeitos com os resultados. Esse é só o início de um processo feito para levar os jovens por 8 ou 12 semanas e esperançosamente reconectá-los com o mundo de uma forma útil."

"O segundo grupo de crianças havia sido expulso temporariamente e era um grupo muito mais difícil de lidar, pra início de conversa. Quando eu descobri que eles eram do meu amado bairro Spring Boroughs, que é a fonte de todo o trabalho que eu estou fazendo em 'Jerusalém', acho que encontramos uma conexão. Eles pareciam gostar de mim. Eu com certeza gostei deles. Todos pareciam ser tremendos garotos."

"O terceiro grupo era de jovens com deficiências mentais, eles eram muito inteligentes e sensíveis. Talvez sensíveis demais para o brutal mundo moderno. Eles estavam prestando atenção e provavelmente eram foram as crianças mais motivadas criativamente com que eu falei. Eu falei sobre mim, a minha vida, minhas experiências, e acho que alguns deles saíram se sentindo um pouco mais positivos. De repente parecia que a vida tinha batido a porta na cara deles e eles notaram que havia algumas outras portas abrindo. Outras oportunidades surgindo."

"Eu sei que no passado tive desentendimentos com as autoridades dessa cidade, mas pela primeira vez eu estou completamente satisfeito e tenho nada além de respeito pela forma com que estão lidando com esse tema tão delicado." Alan elogiou bastante o projeto e o Conselho (o que não costuma fazer) e continuou "Vários dos amigos deles que continuam no colégio não vão mais nas suas casas porque eles estão com a aura de que foram expulsos. Tudo mudou. A vida familiar deles mudou. É uma situação muito solitária e fria de se encontrar."

Outros artistas como J.K. Rowling e Henry Winkler também estão ligados ao projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário