quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Minhas 10 Bandas Preferidas


Bem, minhas bandas preferidas no momento, já que isso depende muito de quais bandas eu estou ouvindo mais atualmente, o que eu equilibrei com as que eu realmente mais gosto independente da época. Vocês sabem que eu curto rock e heavy metal, as músicas que eu ouço dificilmente fogem muito disso. Deixando bem claro que Preferidas não são Melhores, como eu faço às vezes em vários tops. Leeet's go:

Você não achou que eu o deixaria de fora, achou?



10-The Doors



É uma banda que eu ouço há muuuito tempo e sinceramente, eu nunca me canso, a sonoridade deles é ótima. O estilo deles é viciante você vai ouvindo as diversas músicas e mesmo sendo bem diferentes às vezes, não deixam de soar como só o The Doors soa. Pena que é uma banda que já acabou há muuuito tempo.

9-Rammstein



Os alemães malucos. É uma banda que eu ouço há nem um ano, talvez só por isso esteja em nono lugar, porque é uma das coisas mais geniais que eu já vi no que se trata de música. É como se tudo que eles fazem fosse 100% inédito, primeiro que eles cantam quase tudo em alemão (isso quando não variam pra francês, espanhol, inglês e russo), segundo que muitas das letras retratam temas e/ou visões de forma única, os clipes são sensacionais e competem muito bem com as performances ao vivo da banda, um espetáculo que só eles são capazes de fazer. Cada membro da banda tem seu próprio carisma, o vocalista é bem versátil, além de participar das composições usa a sua voz e personalidade no palco de infinitas maneiras, tem o teclado do Flakes que constantemente rouba a atenção dos outros instrumentos, bem, eu não termino esse top hoje se continuar assim, então vamos logo para o oitavo lugar.

Recomendações: Impossível não ficar impressionado com a gravação Live at Volkerball, e dos vários álbuns deles que eu gostei, o Reise, Reise (2004) foi o meu preferido, a impressão que eu tenho é de que é o mais versátil, outro que eu curti muito também foi o Mutter (2001).

8-Kiss



YOU WANTED THE BEST! YOU GOT THE BEST! É uma excelente banda de rock, os caras realmente são ótimos, não tenho muito a dizer, apenas que cada vez mais vou conhecendo músicas que mostram a grande competência dos membros da banda. Paul Stanley e Gene Simmons realmente são imbatíveis no ramo do entretenimento e conseguiram construir um império que durou muitas décadas, mesmo quem só ouviu uma ou duas músicas do Kiss sabe bem quem eles são. Eu não costumava ouvir muito o Kiss, mas tinha um amigo meu no Ensino Médio que era fascinado, aí de pouco em pouco fui dando mais atenção, eles tem muitas músicas boas.

Recomendação: Todo o show do vídeo acima, do Kiss Symphony Alive IV, é a banda no máximo que conseguiu chegar.

7-Rainbow



Rainbow é o que acontece quando Ritchie Blackmore (Deep Purple) e Ronnie James Dio (Elf) se unem na mesma banda. É claro que todos os outros membros também são sensacionais mas esses dois são os que tem mais reconhecimento. A banda mudou bastante de formação, mas a que eu me refiro aqui (que é a única que eu conheço direto) é a clássica.

Recomendação: O álbum Rising, dá pra ouvi-lo em um vídeo inteiro do YouTube, ao menos foi o que eu fiz. É uma meia hora de álbum mais ou menos, mas cara, depois que eu ouvi isso, além de Rainbow ter se tornado uma das minhas bandas preferidas eu já ouvi o álbum inteiro pelo menos umas 6x.

6-Ozzy Osbourne



São as letras e solos malucos da carreira solo de Ozzy que fazem de mim um eterno fã do Príncipe das Trevas. De pouco em pouco fui conhecendo cada vez mais sobre ele e sinceramente acho a sua carreira de dar inveja. Milagrosamente Ozzy sobreviveu às drogas e teve uns 20 anos de carreira solo com várias músicas incríveis, não me importa o quanto mude a formação da sua banda, é sempre destruidora, seja Randy Rhoads, seja Jake E. Lee ou Zakk Wylde, acabou sendo uma banda com músicas de sobra pra se ouvir. Os shows apesar de não serem acompanhados de efeito algum são muito bons porque o Ozzy não para nunca e uma música vem atrás da outra sem sequer dar tempo pra plateia respirar.

Recomendação: Um dos fucking melhores álbuns que eu já ouvi: No More Tears, a prova de que a qualidade dos trabalhos do Ozzy não dependem de algum guitarrista ou compositor específico. É um álbum bem pessoal e sendo assim acabou sendo o melhor na minha opinião, tem Hellraiser, Road to Nowhere, No More Tears, Mama I'm Coming Home e muito mais.

5-Black Sabbath



Eu pensei e pensei, mas... não, não ia deixar o Ozzy na frente do Sabbath, eles são sem dúvida pra mim a banda de heavy metal mais legal já criada. Apesar de eu não curtir muito a voz do Ozzy em alguns álbuns (principalmente no Sabbath Bloody Sabbath) tem muita coisa boa dessa banda que não dá pra ignorar. É a junção de 4 caras talentosíssimos inventando a música pesada: Tony Iommi, Geezer Butler com suas letras sinistras tocando em temas que eram quase ignorando, Bill Ward na bateria e Ozzy Osbourne que sinceramente só cantava no ritmo da guitarra mas trouxe grande parte da atitude e da imagem do heavy metal, só evoluiu mais os seus talentos depois. 30 anos depois eles voltaram (tirando o Bill) com um novo álbum mostrando que ainda são bons no que fazem. O som de cada música deles sempre me surpreende, além das letras às vezes meio abstratas sempre muito bem feitas.

Recomendação: Vale a pena dar uma conferida em quase tudo, o Paranoid e o Vol. 4 são provavelmente os melhores, são os que eu mais gosto.

4-Alice Cooper



Não, eu não coloco o heavy metal na frente de rock, aliás, o Sabbath foi a última banda de metal do top. Agora falando de Alice, se fosse pra escolher um músico específico como preferido seria o Alice. O que me impressiona é como ele quase não é conhecido levando em conta a discografia épica dele. Alice é um dos roqueiros mais versáteis que se tem e sempre sabe o que está fazendo, indo de rock pop até metal. O mais importante é como quase todo trabalho dele sai épico, sempre com algo a mais, a criatividade dele não tem limites, e não é pra qualquer um fazer isso, o Metallica foi fazer o Lulu que ia ser diferente e talz mas ficou uma porcaria. As turnês são mais um espetáculo, eu tenho vontade que houvessem gravações de cada show diferente que ele fez para assistir, porque eu sinceramente nunca me canso das performances teatrais, às vezes bizarras e sempre com um pouco de senso de humor que ele faz.

A única certeza que eu tenho quanto a algo do Alice Cooper é que sempre vai me surpreender. A influência dele também é impressionante, o pequeno toque de shock e teatralidade que ele trouxe a música nunca deixou de ser seguido, às vezes em níveis bem maiores que o dele. É como se Alice tivesse com sua carreira uma nação enorme desconhecida e ao seu redor foram se criando várias inspiradas, que seriam o Slipknot, Rammstein, Marylin Mason, Kiss, Ghost, Lady Gaga, Twisted Sister, Motley Crue, Rob Zombie e etc, etc, etc, todos sempre dizem que a titia Alice é uma grande fonte de inspiração.

O engraçado é que depois de ouvir umas cinco músicas super legais dele na rádio, que eu nem fazia ideia que existiam antes, eu resolvi começar a pesquisar músicas dele e aí descobri que tinha muito a ouvir deles dos mais de 20 álbuns.

Recomendação: Os álbuns mais legais dele que quase todo mundo gosta é o Trash (1989), mais pop, porém explosivo, e o Hey Stoopid (1991). Dois excelentes mais alternativos e conceituais são o Brutal Planet (2000) que é bem pesado e industrial e o Welcome To My Nightmare (1975). Também vale a pena ver os shows que foram filmados, em especial o Brutally Live, da turnê do álbum Brutal Planet.

3-Queen




O que cada membro do Queen faz é impressionante, é como o Black Sabbath, todos os membros da banda são incríveis. E na sua época eles eram uma das melhores bandas de rock pesado (ROQUE, não metal), não são muito lembrados assim porque as suas músicas mais marcantes foram as mais alternativas que incluem até ópera, como Bohemian Rhapsody e Somebody to Love. Seja no rock mais clássico ou tocando músicas com um estilo só deles, tudo o que o Queen fazia era único, se Freddie Mercury estivesse vivo eu não duvido que atualmente o Queen seria a maior banda do mundo.

Recomendação: Todo mundo conhece as melhores músicas deles... então não tenho muito a dizer, só que saí bem satisfeito quando assisti o Live at Montreal e o Live at Wembley, creio que todos os "dvds" deles sejam bons.

2-Aerosmith




O Aerosmith é uma banda meio que enraizada em mim. A minha mãe é fanática pela banda e desde quando eu era uma pequena criança eu já os ouvia e eles eram os melhores que eu conhecia. Conforme o tempo passou eu só pude gostar mais e mais deles, é uma excelente banda de rock, tem seus altos e baixos, mas os altos são bem altos. A banda é sensacional, mas não dá pra deixar de destacar o Steven Tyler... quem mais tem essa voz...? Acho que ninguém...

1-AC/DC




Faz um tempo já que eu consagrei o AC/DC como a minha banda favorita. Eles podem não ter todos os pontos altos, não são muito versáteis, as letras são meio estranhas, mas sabendo exatamente quem eles são e o que fazem, eles fazem bem demais! Eles encontraram uma fórmula musical e a usaram incansavelmente, as pessoas também nunca se cansaram, pois até as performances ao vivo deles foram ficando cada vez melhores conforme os anos se passavam, é como se eles tivessem acesso à Fonte da Juventude. Dizem que eles vão voltar (não sei com quantos anos já vão tá...), fico torcendo por isso, só espero que não seja tarde demais quando eles se decidirem.

Recomendações: Os álbuns High Voltage, Dirty Deeds Done Dirt Cheap e Back in Black. Mas acho que nada supera o show Live at River Plate, é o mais impressionante de tudo, comprei logo quando lançou, já perdi a conta de quantas vezes eu assisti.


Menção honrosa

Judas Priest

Nenhum comentário:

Postar um comentário