domingo, 30 de junho de 2013

Filme 100% novo do Superman


Após tantos anos, o Superman não é um personagem novo para os cinemas, mas o seu filme consegue ser completamente inédito. O diretor Zack Snyder muito já trabalhou com personagens de quadrinhos, vide Watchmen e 300. Esses filmes são muito bem feitos e Snyder mostra ter uma forma única de dirigir, mas acontece que uma coisa que eu não tenho paciência é pra filmes que recontam histórias completamente, e Watchmen por exemplo pouco difere dos gibis. Aí Snyder impressiona mostrando uma versão extremamente original do Homem de Aço, sendo mais próximo de um filme de ficção científica como Star Trek do que aquele estilo genérico de filmes de super-heróis. Devo dizer que após Homem de Ferro 3, Superman: O Homem de Aço é um alívio artístico para os fãs de filmes de heróis, pois segue o seu próprio caminho sem se preocupar com expectativas e estereótipos.


A história como eu já disse segue um estilo de ficção científica, e o filme se preocupa em mostrar TUDO relacionado a origem do Superman para já ter sinal verde total em futuras produções. No início tudo é relacionado a Krypton (planeta natal do Superman), toda a introdução do filme, e aí você verá tecnologias alienígenas, sistema político, espécies diferentes, tudo bem detalhado. Todo o início do filme é focado nas ações dos habitantes de Krypton para que você possa entender o fardo do Superman futuramente. De forma similar a Batman Begins, o filme vai criando o seu universo da forma que quer mas ao mesmo tempo respeita o universo original dos quadrinhos.


Após a introdução, não temos uma longa sequência de cenas mostrando a infância e adolescência de Kal-El na Terra não, ao mesmo tempo que evolui a trama do filme há momentos em que são lembrados acontecimentos marcantes no passado do herói, de forma bem equilibrada, impedindo que o filme fique cansativo, aliás, creio que o filme só seja chato pra quem tem alergia daqueles quilos de explicações científicas em filmes de ficção. Eu não diria que cada cena do filme é perfeita, às vezes você fica meio "u.u", mas esses momentos são sempre bem irrelevantes, nada que comprometa ao filme. 


Mesmo sem Lex Luthor, kryptonita e Super Cão, o Superman foi muito bem passado a telona: Henry Cavill se encaixou perfeitamente com a ideia do herói que Zack Snyder queria passar, e faz de Super um cara puro, certo a lutar pela justiça, ao mesmo tempo que tem as suas fraquezas emocionais como qualquer um. A Lois Lane ficou bem encaixada no filme, sendo uma jornalista que desconfia da existência de um alienígena no mundo e corre atrás para descobrir a verdade. Zod e Jor-El (pai do Super) tem seus princípios bem esclarecidos logo no início do filme, e você já fica sabendo bem quem são os personagens. Zod tem seus momentos de maldade de super-vilão bem claros, mas ao mesmo tempo não fica forçado, mesmo sendo alienígenas, é certo dizer que os personagens foram bem humanos. Em relação aos gibis, os únicos bem diferentes foram os pais de Super, que nos quadrinhos eram fazendeiros bem mais velhinhos, no filme ficarem bem diferentes, mas como todos os coadjuvantes, também tem relevância no roteiro. Aliás, o filme se preocupou em colocar bastante cenas mostrando os humanos fazendo ações heroicas. 


O filme dificilmente tem momentos de descontração, ele vai sendo sério e tenso, com vários momentos realmente dramáticos, mas apesar de Christopher Nolan ter participado da produção esqueça a trilogia Cavaleiro das Trevas, é um legítimo filme de Zack Snyder, aliás, o melhor que ele já fez. Não a seriedade e às vezes bizarrice que víamos em momentos do filme do Batman, esse é muito mais focado em uma mensagem de solidariedade extrema. Além da ciência, é colocada uma grande ligação entre o Superman e a natureza, há diversos momentos focados a mostrar o ambiente e os animais, há até uma cena bem abstrata que mostra dentro da mente do Superman, esses conceitos são as maiores novidades no estilo do filme, o que faz com que eu o defina como "alívio artístico" já que temos visto tantas coisas repetitivas no cinema, com poucas vezes alguém tendo coragem de fazer algo diferente. Além dessas cenas pouco esperadas que ficam vários minutos focando em temas como esforço, superação e justiça, outras coisas que identificam o filme como único são: lutas e efeitos especiais, sim a essa altura do cinema, e eu assisti filmes como Vingadores e Avatar.


Você não pode imaginar como a computação gráfica foi usada no filme até que você assista-o. Dando um banho de lava e ácido corrosivo em filmes clichês como Transformers, Homem de Ferro 3 e Avatar, O Homem de Aço utiliza efeitos incríveis os mesclando com um grande significado, é impressionante como investiram em um filme que não tinha sucesso tão garantido. Cada voo do Superman é uma explosão, e as lutas são espetaculares. No início do filme você vê um pouco de combate clichê, mas já nota que o filme vai ter bastante pancadaria, agora meu amigo, o melhor que fica pro final, você NUNCA viu em um outro filme, digo isso com certeza porque já vi em vários filmes, os combates do Superman contra os outros kryptonianos são insanos, é uma escala de ação inédita. Os combates não só mostram o plano distante, com toda a destruição de prédios e alteração drástica de cenários, como também a proximidade das fortes trocas de soco. A característica de invulnerabilidade dos personagens ficou extremamente bem mostrada, somando a tecnologia de ponta mais uma vez com a inteligente montagem de Snyder. O filme não é todo previsível, você não verá só o que eu falei aqui, o roteiro é bem ousado e inclusive tem causado polêmica já que segue livremente o caminho que quer para criar esse universo do Homem de Aço nos cinemas.


Hans Zimmer trás mais uma vez uma trilha sonora impressionante. Snyder já havia dito que a musiquinha clássica não estaria no filme, mas você também não vai sentir falta dela, os tambores que já podiam ser ouvidos no trailer do filme aparecem logo nas primeiras cenas, mas a trilha não se torna cansativa conforme o filme evolui, pelo contrário, tudo aumenta como a história que não para por um segundo. Há pequenas menções ao universo DC lá pro fim do filme, mas nada demais, e prefiro mesmo que façam o filme sem se preocupar com algum plano de Liga da Justiça. Eu ficava cada vez mais feliz conforme assistia o filme, porque desde da montagem de várias cenas eu ia vendo como a produção teve culhão. Sabe, eu gosto muito de cinema, uma das coisas que eu mais faço é ver filme, a vida me fez assim, e pra mim nesse negócio de arte tem que inovar constantemente, não tem a mínima graça ver um filme igual ao outro 500x, e por mais que alguns elementos de O Homem de Aço pareçam estranhos, pois nunca, ou a um tempo não são vistos em "filmes de ação", eles são bem-vindos, pois todo mundo que participou da parte criativa teve culhão pra experimentar várias ideias diferentes. Se terá um próximo filme? Provavelmente, e tomara que tenha atitude e inovação como o primeiro. O filme é tão diferente na sua essência que você pode ver a crítica especializada falando mal do filme por aí, mas o mutirão nerd no Imdb avisa, não ouçam as críticas, o filme é ótimo, e eu concordo com eles. Nota 9.



E os fãs do Superman?


Eu não sou um... "super" fã, eu gosto das histórias, mas realmente não sou fã do último filho de Krypton como do Homem-Aranha e do Batman. Mas tinha um amigo meu que assistiu o filme do meu lado e registrei mentalmente alguns comentários dele, ele é fã do Superman, não lê quadrinhos, mas gosta do personagem por desenhos, séries e filmes, vou colocar mais ou menos o que ele falou.

"Perdi um mês da minha vida assistindo o final daquela porra (Smallville). Quando chegou a hora da luta contra o Darkseid que eu tanto esperava, a luta durou um único soco e o Superman ganhou, finalmente vi a luta que eu esperava agora."

Então acho que além de ter menções aos quadrinhos o filme agrada a todos os fãs do personagem, menos é claro, haters que tiveram coragem de dizer que Cavaleiro das Trevas Ressurge é ridículo mas Homem de Ferro 3 é pelo menos mediano, hahaha. Espero que tenham gostado da análise e que não percam o filme.

Faora é a minha nova musa nerd xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário