quarta-feira, 22 de maio de 2013

10 substituições em bandas que deram certo


Com a polêmica do baixista do System of a Down dizendo que queria ouvir a opinião dos fãs quanto a saída do vocalista Serj para a produção de um novo álbum, resolvi lembrar alguns casos em que a saída de membros importantes de bandas trouxeram bons frutos.

10-Tommy Thayer e Eric Singer


Chegou um ponto em que Gene Simmons e Paul Stanley, a dupla inseparável do Kiss, resolveu que não dava mais para suportar Peter Criss e Ace Frehley, os caras tavam dando problemas com drogas e apesar de tudo que colaboraram para a banda foram demitidos. O povo não gostou muito das substituições pois obrigaram os caras a usarem as mesmas maquiagens/personagens dos originais, mas o Kiss se manteve firme e forte, talvez não tivesse ido para frente com os membros originais e nada podia atrasar Gene e Paul.

9-Kirk Hammett


Todo mundo conhece a história do Metallica com Dave Mustaine, o cara é um exemplo de ótimo guitarrista já que conseguiu deixar o Metallica pra trás e formou outra banda famosíssima de metal, o Megadeth. E no lugar dele? Metallica ficou desamparado? Pelo contrário, veio Kirk Hammet e tudo ficou ok, se Mustaine tivesse continuado na banda não teríamos o Metallica E o Megadeth.

8-Deep Purple


A banda Deep Purple tem uma história de dificuldades em manter os mesmos membros, detalhe, são todos experts, sempre. Com a saída de Coverdale, Ian Gillan e Ritchie Blackmore o mundo nunca acabou, pelo contrário, surgiram projetos de bandas como Whitesnake (com Coverdale nos vocais) e Rainbow (banda de Blackmore com Ronnie James Dio) e mesmo com todas essas mudanças o Deep Purple nunca deixou de ser aclamado como uma das melhores bandas de heavy metal de todos os tempos.

7-Jake E. Lee


Randy Rhoads era o guitarrista da banda Ozzy Osbourne, mas mesmo ele querendo sair não tinha jeito, o cara morreu em um terrível acidente. Por mais que as pessoas adooooooorem ficar dizendo que a era de Randy era insuperável, Jake E. Lee fez o inesquecível solo de Bark at the Moon e também trabalhou no álbum The Ultimate Sin. Depois ele também saiu e foi pra banda Badlands que também é muito legal enquanto Ozzy continuava com a sua carreira. Lee fez nada muito expressivo depois de sair da banda do Ozzy, mas o seu tempo por lá foi bem útil.

6-Zakk Wylde


Após Lee e Rhoads, eis que surge o jovem guitarrista Zakk Wylde, um garoto loirinho que não chamou muita atenção de Ozzy Osbourne no início, mas se tornou um dos guitarristas mais famosos do mundo e marcou uma grande era ao lado de Ozzy, desde No Rest For The Wicked até Black Rain. Zakk só saiu da banda porque Ozzy quis demití-lo, mas ele como já terceiro guitarrista dava uma outra identidade para  a banda.

5-Dio


O segundo vocalista mais famoso do Black Sabbath foi Dio, que dificilmente se manteve bastante tempo em uma banda se você for ver a história dele. Dio é um artista influente, então o Black Sabbath mudou de cara com a entrada dele mas isso foi longe de ser ruim, tem muita gente que prefere mil vezes mais a fase Dio do que a Ozzy (que não é o meu caso).

4-Mark Tornillo


Esse é um caso extremamente marcante. Udo era o vocalista do Accept que trouxe os seus maiores clássicos como Balls to the Wall e Metal Heart, o cara saiu, veio outro vocalista, aí foi, voltou... tal, tal. Eis que em 2010, 14 anos depois do último álbum de estúdio do Accept, Predator, o Accept lança com Mark Tornillo nos vocais o álbum Blood of the Nations. Os alemães dispararam com essa que foi a maior surpresa do ano, sendo o álbum com um vocalista novo comparável com os álbuns mais clássicos da banda. Blood of the Nations e Stalingrad foram considerados uns dos melhores álbuns de heavy metal da atualidade, provando que o novo vocalista revigorou completamente a banda, e depois de muitos anos que ela já existia, é capaz que seja o único caso na história.

3-Rob Halford


O povo nem lembra, mas antes de Halford, Al Atkins era o vocalista do Judas Priest, mas nada se compararia a Halford, que se tornaria o maior símbolo do Judas Priest. Halford chegou a sair depois de muitos anos para fazer trabalhos solos (chegou a vir pro Rock in Rio), mas logo depois voltou e é a banda em que se encontra hoje, o seu verdadeiro lugar.

2-Bruce Dickinson


O Iron Maiden já estava ficando com fama de banda que nunca mantém um vocalista, é até engraçado pensar nisso vendo como a banda ficou com Bruce Dickinson por todos esses anos, me pergunto se a essa altura eles mudariam de novo o vocalista, duvido muito. Dickinson entrou na banda em 81, prova de que alguns ícones como Halford e Dickinson às vezes são substituições.

1-Brian Johnson


Pra mim um dos casos mais incríveis é o vocalista do AC/DC. Tristemente Bon Scott morreu e com isso chegaram a declarar que o AC/DC, a maior banda de hard rock da história teria acabado. O impacto foi tão profundo que em homenagem a Bon foram feitas grandes músicas em sua homenagem como Hell's Bells e Suicide Solution de Ozzy Osbourne. Seria o fim do AC/DC em 1980?! Consegue imaginar que coisa triste?! AC/DC terminaria sem Thuderstruck, Back in Black, Razor's Edge, Money Talks, You Shook Me All Night Long, Black Ice, Who Made Who, Hail Cesar, For Those About To Rock, e... ETC! Impressionante como uma banda com um estilo tão específico conseguiu arranjar um vocalista que se encaixava e ainda com grande carisma e presença de palco.

Ficaram melhor de fora

Alice Cooper


Alice Cooper não foi demitido, a banda toda é que se separou mesmo, pacificamente. Enquanto os outros caras formaram a banda Billion Dollar Babies (quantas músicas deles você conhece? Pois é) Alice lançou um de seus maiores sucessos em 75, Welcome To My Nightmare, e seguindo esse vieram Raise Your Fist and Yell, Trash, Constrictor, Hey Stoopid, The Last Temptation, Brutal Planet, Along Came a Spider, bem... deu tudo certo pro Alice sozinho mesmo, não acha?

Dave Mustaine


A história de Mustaine é uma das mais famosas, ele não foi simplesmente demitido, foi sacaneado, colocado num ônibus e quando acordou não estava mais no Metallica. Vingança é para os fracos, Mustaine criou o Megadeth e se tornou um dos maiores adversários do Metallica na área do Thrash Metal.

Ozzy Osbourne


Quando Ozzy saiu do Black Sabbath eles já faziam nada de muito bom, o que trouxe os mais de 30 anos de carreira solo do Príncipe das Trevas fez muito mais sucesso do que os seus últimos trabalhos com o Black Sabbath. As músicas da banda solo de Ozzy eram mais íntimas sobre o Madman o que trouxe muito mais simpatia dele com os fãs. Além de ser da banda mais importante de metal da história Ozzy ainda fez da sua carreira solo uma das bandas de metal mais famosas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário