sábado, 25 de maio de 2013

10 filmes para nerds


Hoje é o dia nerd e estou vendo que quase não há coisas relacionadas a isso por aí (com por aí me refiro ao mundo nerd, a internet), portanto resolvi fazer esse top de recomendações de filmes que eu considero legais para todo bom nerd. Creio que já não haja mais essa marca do dia já que desde que as pessoas se entregaram a algumas das formas de entretenimento mais inteligentes da Terra como videogames e filmes de ficção elas resolveram ao invés de parar de julgar os nerds começarem a dizer que também são. Portanto, o termo agora serve para qualquer cidadão desorientado culturalmente, mas ainda há e muitos nerds legítimos, não que precisem necessariamente ter uma vida social quase morta como eu, mas que são nerds por serem quem são, curtirem as coisas que curtem de forma natural. Eu mesmo nunca escolhi ser nerd, quando eu fui ver me chamavam disso pelas coisas que eu gostava, e dane-se, é só uma consequência, não um objetivo. Vamos lá!


10-Sucker Punch



Definitivamente um filme louco. Além de ser muito bem feito tem tudo que um nerd gosta de ver: dragões, mechas, ninjas, soldados, zumbis. Sério, é um filme completo. As protagonistas são várias meninas bonitas de decotes fazendo... coisas iradas. Mas acho que mesmo que você seja uma menina, pode se divertir por serem heroínas. E por trás dos ótimos efeitos há uma bela história, um filme bem diferente e original, nem sempre bem lembrado.

9-Drácula de Bram Stoker


Esse é talvez o melhor filme de vampiro já feito, acredito que merecia o seu lugar no top. É meio antigo, mas mostra o conto de Drácula de forma inesquecível, é de uma época em que se fazia filmes de mitologias antigas com um charme diferente de hoje em dia. Hoje há sempre as guerras épicas e as cenas de câmera lenta, já Drácula tem o melhor de uma velha história de monstros, pra quem nunca assistiu, vale a pena, principalmente a galera dos anos 90, vai sentir aquela sensação que não há nos filmes atuais.

8-Fanboys


Esse é um filme que realmente desperta orgulho de ser nerd e viver com todas essas coisas que gostamos. O filme se passa na época em que Star Wars I: A Ameaça Fantasma ainda ia lançar, e havia uma ENORME expectativa, ninguém imaginava que o filme seria uma decepção. Nisso em um grupo de amigos nerds muito loucos há um que está com câncer e vai morrer antes que o filme lance, isso o deixa extremamente triste, como você pode imaginar. Com essa terrível situação os amigos resolvem que irão invadir a mansão de George Lucas para que o cara possa assistir o filme antes de morrer, não será fácil, mas eles vão tentar. Há cameos de celebridades nerds, MUITAS menções e piadinhas relacionadas aos filmes de Star Wars e surpreendentemente o filme consegue ser muito EMOCIONANTE e HILÁRIO, eu não economizo adjetivos para ele, é desconhecido mas excelente. Também é ótimo pra quem gosta de falar que Star Wars humilha Star Trek, como eu.

7-Tron: O Legado


Esse filme mais recente é uma tremenda surpresa. Tron é um filme da Disney de 1982, saudado pelo público da ficção científica, mas ele apenas revolucionou tecnologicamente a área de CG da época, hoje em dia pode não ser muito divertido assisti-lo. Quando vi "Disney lançará Tron" não tive dúvida que seria um reboot, nenhuma. Aí pouco antes de lançar descobri que era uma continuação, não seria surpreendente se o filme simplesmente fosse feito pra conseguir dinheiro fácil chamando os fãs do antigo filme. Mas não foi! Os efeitos, trilha sonora e ambientação foram uns dos melhores que eu vi em alguns anos, e junto com a história e personagens foi tranquilamente um dos melhores filmes de aventura e ficção científica dos últimos tempos. OBS.: Não é necessário ter assistido o primeiro filme para entender Tron: O Legado.

6-Matrix


Esse filme pode ser mais popular mas é nerd na veia, uma história extremamente mindfucked com personagens cheios de habilidades inacreditáveis dando golpes de kung-fu e atirando para todos os lados. Como você já deve ter ouvido, tenho uma recomendação: não assista as continuações!!!!

5-Scott Pilgrim Contra O Mundo


É adaptação de quadrinhos, mas uma das que realmente valeu a pena. O diretor Edgar Wright estava realmente inspirado. Há toneladas de filmes dos anos 80 que mostram a realidade dos adolescentes na época e até hoje vale a pena assisti-los porque eram filmes inspirados com um significado, Scott Pilgrim pode ser loucura total, mas é genial! Se você é jovem e quer se identificar com um filme sobre a sua geração, pare de se desapontar com porcarias como High School Musical, Scott Pilgrim Contra O Mundo é um filme com jovens zueros e até certo ponto descerebrados lutando por amor como se estivessem em um videogame ou uma história em quadrinhos. Ao mesmo tempo em que a cidade parece viver às regras de Zelda e Guitar Hero é possível ver como cada uma daquelas pessoas do filme refletem a sociedade jovem atual.

4-Os Vingadores


Filmes de heróis são uma faca de dois gumes. As histórias criadas nos quadrinhos com Homem-Aranha, Batman e Superman marcaram e impressionaram o mundo, tendo continuidades e adaptações em todos os tipos de mídias, mas o problema é que o cinema é o lugar do dinheiro fácil, então ao mesmo tempo que saem filmes muito legais tem coisas tão idiotas que desafiam as suas próprias existências. Aí depois de muitos anos resolveram em 2008 começar algo que já era muito comum nos quadrinhos, encontros entre heróis, fundir as suas histórias criando um universo maior. Bem, já tinham pego tanta ideia boa e destruído no cinema que o medo que o filme dos Vingadores fosse um LIXO era MUITO possível e aterrorizador para todos os nerds. Foi uma alegria ver os comentários extremamente positivos na internet antes do filme estrear no Brasil. O filme cumpriu a sua função em todos os aspectos, não houve desapontamentos, também não houve surpresas muito grandes, mas vimos tudo o que queríamos, sem dúvidas um rei. Agora é torcer para que os filmes da Marvel continuem assim, pena que Homem de Ferro 3 foi mais uma amostra de excelentes ideias usadas pra você comprar o ingresso, ir no cinema e assistir uma palhaçada.

3-Trilogia De Volta Para O Futuro



Uma trilogia feita para ser uma trilogia, com todo o cuidado. Ótimos personagens e uma história sensacional. Um daqueles poucos filmes que contém a incansável possibilidade de assisti-lo de novo e de novo para identificar as incontáveis menções aos acontecimentos nos diferentes períodos de tempo. De Volta Para o Futuro é perfeito, todos os 3.

2-Trilogia Star Wars


Ah... eu preciso falar? Tá bom... tantos anos depois, a história e personagens de Star Wars continuam nos impressionando e atraindo, some isso a influência do filme no mundo da ficção e já é motivo o suficiente pra você dar uma checada no filme.















1-Trilogia Batman


Eu realmente ia deixar Star Wars em primeiro, mas lembrei de quando fiz uma enquete de melhor trilogia e o Batman ganhou, como nunca acho que algo deve ser menos vangloriado apenas por ser recente, a trilogia Batman de Christopher Nolan fica com o primeiro lugar. O clima do filme pode ser mais sério e policial, nem tão nerd e histórias em quadrinho, mas o terceiro leva o clima de história de super-herói ao máximo, com a união de vários pontos principais da franquia para chegar a uma conclusão, discutindo o tema do significado de um super-herói. A trilogia toda é bem encaixada e se fecha perfeitamente no final de uma forma raramente vista em filmes, há a discussão de muuuuitos ideais diferentes, como lealdade, justiça, anarquia, insanidade, hipocrisia e etc, tudo sem ser muito técnico, de uma forma que qualquer um pode absorver e pegar o significado do filme, com interpretações, direção, roteiro, tudo impecável. Salve Batman, salve Christopher Nolan também, conseguindo fazer personagens tão antigos serem reutilizados de forma tão cativante.


Menção honrosa

Superbad


Superbad não entra porque nem todo nerd é um virgem desesperadamente querendo passar pro time dos adultos, que é o tema do filme, há inclusive meninas nerds e o objetivo do top era recomendações que servissem pra qualquer nerd. É o filme mais engraçado que vi na minha vida, o melhor para assistir com a sua turma de amigos, caso você seja um garoto claro, e talvez garota também, sei lá...

3 comentários:

  1. Deu até vontade de fazer uma maratona de filmes nerds...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu q fiz também fiquei com vontade cara! Haha, ainda mais sendo feriado na quinta.

      Excluir