quinta-feira, 28 de março de 2013

Metal Gear Solid 5: Phantom Pain


Estou tão triste de não ter postado isso ontem... eu até tinha escrito um post inteiro minutos depois do jogo ter sido revelado, mas eu tive a tremenda sorte dos plug-ins do meu computador não funcionarem no momento que Metal Gear Solid 5 é anunciado. Não se preocupe, eu não fui internado, pude ver o trailer no meu videogame. Eeeeeu acho que a maioria já deve ter assistido a essa altura, mas colocarei o trailer e depois a análise dele pra não ter spoilers:




Como você notou, o trailer mistura as cenas do trailer Ground Zeroes com o de Phantom Pain, mas tem conteúdo inédito o suficiente para ser mais um trailer surpreendente da série. Como deu para notar, Big Boss esteve em um coma por 9 anos, provavelmente relacionado a missão que vimos em Ground Zeroes. Após ele sair do coma, começa o trailer de Phantom Pain, Boss foge com um misterioso sujeito enfaixado enquanto aparentemente é perseguido por caras perigosos, aí é resgatado por... Ocelot e Psycho Mantis! Os membros da Fox-Hound, inimigos de Metal Gear Solid 1, e Ocelot por acaso, um Patriot. Sendo anos antes de Metal Gear Solid 1, deu pra notar o cabelo escrotão de Mantis e aparência bem mais jovem de Ocelot, normal já que ele também é bem mais novo que Big Boss.


A única fase já mencionada da vida de Big Boss em que ele entrou em um coma, é como eu já disse, no momento que Liquid e Solid Snake foram criados, acredito que o game se trate dessa época. Aquele XOF vs FOX é um grande mistério para mim, a identidade daquele Freddie Krueger com boca de Coringa (o sujeito sinistro com pele de hambúrguer) também não faço a mínima. Mas, há uma equipe e muito da treinada atacando Big Boss e Master Miller, eles inclusive destroem a Mother Base, a instalação que você construiu com tanto carinho em Peace Walker. Em Metal Gear Solid 4, nós ficamos sabendo que Big Boss e Zero tiveram sérias convergências após os eventos de Snake Eater (para PS2) e começou meio que uma guerra entre Zero e Big Boss, como no final de Peace Walker Big Boss descobre que Zero estava armando contra ele, aquele ataque deve ser nada menos do que Zero tentando capturar (ou destruir) Big Boss. Digo capturar porque ele queria cloná-lo.

Mother Base, sniff...
Provavelmente Zero seja o principal inimigo do game, mas ainda temos muito a descobrir. Cavalo e baleia de fogo são outros mistérios, provavelmente sejam o novo grupo de aberrações inimigas da série. No trailer de Ground Zeroes já eram mencionados Paz e Chico, personagens de Peace Walker, agora foram confirmados Miller, Ocelot e Mantis, então creio que será uma história muito importante.

HIDEO KOJIMA?!


Hideo 'troll master' Kojima é realmente pai do novo game. Apesar dele ter dito que não faria mais games se inteirando completamente neles, o que dava muito trabalho, ele ainda faz bastante coisa em Phantom Pain, já que no trailer ele apareceu como produtor, diretor e designer. Como Kojima ainda não fez um jogo ruim, é certeza que Phantom Pain será uma das maiores obras da atual geração. Falando nisso, a melhor notícia de todas é que o game será lançado tanto para a geração que está chegando quanto para PlayStation 3 e Xbox 360.

Big Boss, o novo protagonista da franquia


Quando chegamos em Metal Gear Solid 3, Kojima concluiu que para explicar certos mistérios da franquia era melhor voltar ao passado, e aí chegamos em 1964, em um game protagonizado pelo já falecido vilão, Big Boss. O game realmente era lá no início já que Big Boss ainda se chamava Snake e Ocelot tinha 19 anos. Como MGS 2 já havia sido protagonizado por Raiden; Big Boss, acabou que se tornando um dos protagonistas mais queridos do PS2. Era um personagem bem pobre antes, já que só tinha aparecido apenas nos games de MSX, que eram mil vezes mais simples, dessa forma Kojima teve liberdade de inventar bastante coisa sobre o personagem. O primeiro Snake que conhecemos só voltou em MGS 4, para fazer sua triunfal última missão. Big Boss ainda protagonizou dois games de PSP, Portable Ops e Peace Walker, agora com Phantom Pain, ele já apareceu em mais games do que o próprio Solid Snake. Com o fim da história em MGS 4, Kojima ainda tinha o excelente caminho de continuar contando a história de Big Boss iniciada em Snake Eater, que é tão forte quanto a história principal do Solid Snake, provavelmente, o caminho da saga continuará sendo esse por um tempo.

DAMN IT! MAS QUE GRÁFICOS!


Mesmo tendo aqueles jogos como Uncharted 3, que tem o gráfico perfeitinho e impecável, eles sempre mostram que conseguem impressionar ainda mais. Kojima tanto falou da FOX Engine que ele estava produzindo desde quando terminou o MGS 4, e realmente, ele estava certo, é impressionante. Aqueles efeitos de luz, fumaça, fogo, chuva e tudo mais, veja o sangue na pele de Big Boss e Miller acima, e o melhor, tudo sendo feito ainda nessa geração. Phantom Pain dará o que falar, e tendo sido MGS 4 exclusivo de PS3, esse será o título mais popular da série em muitos anos, não tenha dúvidas.


Pra terminar, no fim do trailer o cara fala de Diamond Dogs, a nova organização em que Big Boss (e Miller provavelmente também) devem entrar após fugirem das forças de Zero. Isso me lembrou de um maluco que do nada chegou falando do próximo Metal Gear e que ele teorizava que teria a ver com... mineração de diamantes. -_- Agora vemos que ele tinha certeza. Não demorei pra procurar esse post e procurar outras coisas que o sujeito tinha dito. Vou copiar e colar o que eu tinha escrito "África nos anos 70, tendo Big Boss como protagonista. O cara chegou até a conclusão de que o enredo envolverá minas de diamante em Angola, mais uma aparição de Gray Fox e o nascimento de Solid Snake. Porém, o tema principal do jogo será a guerra entre Big Boss e Major Zero"

Esperemos por mais e além e além. A E3 já está chegando, podemos ver mais gameplays, um trailer que fale mais da história, quem sabe o jogo tenha a EVA ou o Gray Fox, é um novo Metal Gear, e isso sempre significa toneladas de novidades no enredo e no gameplay.


Um comentário:

  1. Boa madrugada.
    Saudações!

    Meu nome é Rafael Alexandrino Malafaia. Sou graduando do último semestre em Licenciatura em Letras: Habilitação em Língua Alemã, na Universidade Federal do Pará.
    Através deste, venho informar que, daqui a algumas horas, irei defender o meu Trabalho de Conclusão de Curso, chamado Die Rezeption des Rüstungswettlaufs durch sequentielle Kunsterzählungen anhand der Illustrierte Metal Gear Solid – em português: A recepção da Corrida Armamentista pela Narrativa em Arte Sequencial Metal Gear Solid –, orientado pelo Prof. Dr. Cláudio Maurício Flores Morales, e co-orientado pelo Prof. MsC. Luiz Guilherme dos Santos Junior e pela Profª. Patrícia Moeller-Steffen.

    Caso haja dúvida da veracidade de tal informação, favor consultar as seguintes postagens de meu blog:
    http://mundodoeuvadio.blogspot.com.br/2013/04/frauen-und-herren-das-ende-der.html
    e
    http://mundodoeuvadio.blogspot.com.br/2013/04/morgen-endlich-ist-der-tag-metal-gear.html


    Grato pela atenção e boa madrugada,
    Quilômetros-a-Pé
    http://mundodoeuvadio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir