sexta-feira, 27 de julho de 2012

The Dark Knight Rises- O final ideal


Eu estava esperando o ano inteiro por este filme, com as esperanças de que seria o melhor filme que eu viria no ano. Muito diziam quanto a bilheteria, quanto a ser melhor ou não que Vingadores, e apesar de apostar nessas coisas também, o que mais me interessava é se eu teria uma continuação digna do filme que eu tanto me surpreendeu. Era a terceira parte de uma trilogia, e apenas sagas muito bem-feitas conseguem deixar todas as suas partes boas, ou talvez até impecáveis, como foi o caso do filme do Batman. Esse filme não só foi emocionante como foi um orgulho de ter sido assistido, mas depois eu falo da parte emocional, primeiro vamos a análise de qualidade do filme. Cara, como eu tenho coisas a escrever (aquela sensação de que esquecerei alguma coisa... hehe).

NÃO HÁ BAT-SPOILERS AQUI!

A História


O filme se passa muitos anos após o último, e logo de início você já nota as ligações que ele tem com o resto da série quando Gordon vai dar o seu discurso sobre Harvey Dent. Muitas coisas aconteceram, demorarão para ser explicadas, e algumas inclusive nem são explicadas. Mas a questão é que depois de CDT, Batman parou, por motivos não muito claros, mas ele parou, e mesmo Bruce Wayne se tornou uma pessoa que raramente é vista. A cidade está bem, não são mais tempos de guerra, até a polícia está sossegada. A luta de Gordon, Batman e Dent realmente levou a algum lugar, mas como já diz nos trailers, algo muito pior está por vir e esse pior é Bane. Ele é um terrorista/mercenário que está pronto para quebrar Gotham, e talvez Batman não seja páreo contra ele.


Gostaria de te passar um aviso, evite spoilers, mas evite mesmo, esse filme tem umas 500 surpresas, você agradeceria a si mesmo por não estragá-las, não é por nada que já vou terminar tudo da história aqui, veja o resto por si mesmo.

Bane, o vilão


Se você já lê o meu blog há um tempo, eu posso assegurar sem achismos que você pode confiar que nunca uma análise minha inclui puxações de saco ou falsas ilusões de grandeza, sempre sou sincero quanto a minha opinião, e expresso minhas frustrações quanto a desapontamentos, então vou dizer o que achei do personagem desde do início. A primeira coisa que eu reparei no Bane é que ele tinha voz de velho, mas eu não sou trouxa de julgar um filme pela voz do personagem (digo isso pois Bane é uma das primeiras cosias que aparecem) e conforme a cena foi evoluindo, vi que era um Bane extremamente inteligente, ou seja, um grande personagem para o filme, mas estava bem diferente do dos quadrinhos.


Esse Bane é um cara zém, parece mais sábio que outros personagens, sem dúvida algo mais apreciável do que o valentão dos quadrinhos, mas mesmo assim diferente. Conforme o filme se passa ele vai se mostrando um personagem mais temível e mais inteligente, porém mesmo assim, diferente dos quadrinhos. Quando toda a coisa já está se desenrolando e o plano do vilão já está indo além, foi impossível não gostar dele. Mesmo com a voz estranha, no filme sabemos mais sobre a origem do Bane, a terrível história dele, algo novo e ficou muito legal. As lutas entre ele e Batman ficaram muito bem feitas. Os comentários de Tom Hardy quanto Bane eram meio teen, se você me entende. Ele falava sobre ele ser um cara sem escrúpulos e violento, muito irado, incluía uns palavrões e tal, por isso me impressionei com a maturidade do personagem, eu não esperava que Tom Hardy fosse fazer algo assim tão... espiritualizado, é um Bane diferente, mas é um Bane muito bom, e se encaixou perfeitamente como um grande vilão da última parte da série.



Pega o ritmo


Todos os 3 filmes da série são longos, Begins dedicava uma longa parte do seu tempo ao treinamento de Batman, continuava com uma boa história, mas apresentava algumas falhas no que queríamos ver, porém conseguia ter um final grandioso. Já TDK apostava em cenas de tiro e queda, eles te mostravam uma cena explosiva, a história dava uma evoluída e já vinha algo surpreendente logo depois, aquele ritmo imparável. Rises é o mais lento de todos. Tem todas aquelas coisas que aconteceram e ficam precisando de explicações, o próprio Batman demora para aparecer e muito demora para haver um contato direto entre os antagonistas, Batman e Bane. Apesar de não ter aquela adrenalina do TDK, a história não para, e as cenas de emoção entre Alfred e Bruce (foi prometido e foi feito), e as pequenas gotas da tempestade que ainda está por vir podem te mantém ligado no filme. O formato da história é sem dúvida diferente dos outros da série, mas o enredo é magnífico, o suficiente para te entreter sem tantas explosões quanto o último, e no final, o ritmo vem com tudo, mais do que nunca.

Os grandes personagens, pela última vez


Christian Bale mostra novamente que faz jus ao personagem Batman. Quem é o personagem Batman, o que ele representa? Veja um bom desenho como Inimigos Públicos e você já vai notar, Batman é um excelente ideal para qualquer pessoa e tomá-lo como um ídolo na infância é sem dúvida uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu caráter. Ele é a força, a força que as pessoas procuram ter para aguentar as coisas difíceis, temos vários heróis que procuram isso, mas Batman já a tem, ele aguenta com as consequências e mostra como vale a pena ser bom, e junto a Nolan, Bale mostra isso muito bem, mais nesse episódio da série do que em todos os outros. Um homem que não sente o peso de um sacrifício, pois sabe que realmente vale a pena ser um símbolo de esperança, "A legend, Mr. Wayne, a legend."

Alfred, mais do que nunca, todos te amamos.

Tem também todos os outros personagens que já gostamos dos outros filmes, Michael Caine como Alfred, Freeman como Lucius e Oldman como Gordon. Michael Caine tem uma participação muito mais emocionante do que em todos os outros filmes, dessa vez ele não é mais só o mordomo irônico, o seu emocional é mostrado de forma raramente vista, inclusive, o Alfred sem ser o mordomo, algo que eu não lembro de ter visto em outro tempo. Enquanto isso Gordon e Fox fazem parte da guerra que se desenvolve no filme, lembrando aquela coisa legal do Batman, que há pessoas comuns que também são importantes nas histórias de Batman. Gordon pode não ter seu relacionamento com o protagonista tão explorado quanto Alfred, mas apenas uma frase, fará tudo.


Mulher-Gato a nova personagem. Am... eu nem sei o que dizer, porque Anne Hathaway fez uma Mulher-Gato perfeita, desde do primeiro pulinho pra trás que ela faz no filme dá pra notar que ela está idêntica com a Mulher-Gato. Acho que ela foi a personagem menos explorada do filme, pouco sabemos sobre ela, mas mesmo assim ficou extremamente bem-feita, foi uma pecinha de Gotham que se encaixou. Há também Joseph Gordon Levitt, que faz Blake, um jovem policial, diferenciado dos outros, como Gordon e no filme inteiro mostra ser algo a mais em meio a todas aquelas pessoas, algo a mais na sua mente, e ele se une ao time dos heróis.



Tália


Bem... eu como leitor de quadrinhos ia notar a Tália de qualquer jeito, mas para quem não lê, a presença dela provavelmente seria uma surpresa, só que o chato é que todo mundo já sabia que ela era a Tália! Diversas imagens e respostas de atores comprovaram isso, então fica meio estranho a grande revelação como uma das maiores surpresas do filme, quando na verdade todo mundo já sabia disso... de qualquer forma ela também tem uma grande presença na história.

Nós! Os leitores de quadrinhos!


Esse filme é o maior tributo aos momentos de quadrinhos já criado. Nenhum filme de super-heróis até hoje tem tantas menções a momentos das HQs, alguns inclusive idênticos. Mesmo assim, ele faz como TDK e tem inspirações de diversas histórias, porém tendo um enredo inédito da mesma forma. Você vai notar facilmente se estiver com as histórias frescas na sua cabeça, há O Longo Dia das Bruxas, Terra de Ninguém, Queda do Morcego e até Cavaleiro das Trevas. Na verdade Cavaleiro das Trevas é a base do início e do fim do filme. Eu não ia dizer isso, não se incluía nas minhas expectativas, já que os outros filmes da série não tem toda essa ligação com os gibis, mas em relação aos quadrinhos (também), esse foi o melhor filme de heróis já criado, é o que foi mais longe. Foi primeira vez (e última) que Nolan deu tanta atenção à mimos para os fãs de quadrinhos.


Nos quadrinhos o vilão consegue dominar o mundo e alcançar os seus objetivos diversas vezes, mas nos filmes isso nunca rola, os heróis sempre vencem antes. Em The Dark Knight Rises, pela primeira vez isso acontece, e os heróis tem que concertar uma situação já ferrada. É S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. O filme já estreou a uma semana lá fora e dá pra notar que com a qualidade que ele tem, não está tendo a atenção merecida, todos sabemos que a Academia não gosta do Nolan, isso ficou bem claro no ano de A Origem, por tanto é provável que ele nem seja premiado. Mas independente de tudo, esse filme foi brilhante e eu nunca me esquecerei dele. Meu amigo, a não ser que você tenha algo contra especificamente o Batman, eu recomendo muito esse filme para você.


A Série

               

Nolan conseguiu fazer uma trilogia perfeita, e meu irmão, quantas vezes isso acontece?! Ficou excelente, é realmente um início, meio e fim, acho até injusto compará-los. Rises tem tudo aquilo que um último filme deve ter, importância a todos os personagens e uma história ainda maior que realmente se fecha, o enredo de Rises é o mais grandioso de todos. Se você não lembra bem dos outros filmes eu sugiro que você assista de novo, pois será muito mais prazeroso, há inclusive flashbacks, muitas menções, ver apenas este filme da série tiraria toda a emoção. Christopher Nolan e toda a sua equipe conseguiram fazer uma segunda continuação excelente e que ainda fecha tudo maravilhosamente, não consigo pensar se poderia ser melhor de outra forma, tirando se Ledger estivesse vivo, mas eu sinceramente me sentiria ofendido se fizessem uma continuação, porque o filme emocionou com o seu final, eu creio realmente que seria muito ruim qualquer tentativa de mexer mais nessa história. Na verdade, nem filme solo da Mulher-Gato eu fiquei afim de ver.



E... o Coringa?

               

Sim, senti falta dele. Seria inadmissível um outro ator o interpretando, mas o Coringa ser tão importante no segundo filme e nem aparecer neste é estranho, seria tão bom uma pequena presença dele. Mas aí eu pensei, e se o mencionassem? Acho que talvez fosse pior, porque iriamos ficar esperando pela presença dele e esta seria impossível, então realmente acho que ficou melhor assim. De qualquer forma, a única lágrima que fica é ele não poder ter dado as suas palavras durante o filme. Na história tem um negócio chamado Lei Dent, ou Ato Dent, se trata de que criminosos devem ser levados a prisão, independentemente de insanidade e coisas do tipo, dessa forma todos os do Arkham foram movidos para Blackgate. Eu aposto que Nolan usaria um ótimo gibi chamado Coringa Advogado do Diabo, essa história mostra o Coringa pela primeira vez em uma prisão, que é muito mais perigosa que o manicômio, até mesmo para ele, vimos por exemplo, um pouquinho da Mulher-Gato tendo que lidar com a cadeia, a gente sente aquela falta do Ledger, mas ainda bem que Nolan conseguiu fazer tudo direitinho sem ele. Na hora eu concordei comigo mesmo, que Ledger deve ter sido a maior perda prematura do cinema.


Um agradecimento especial a Christopher Nolan


Eu sou fã do Batman há muito tempo, mas devo dizer que mesmo nunca perdendo a popularidade, eu já não era assim TÃO fã de Batman por um tempo (mesmo pequeno) até começar a franquia de Christopher Nolan. O Batman não estava morto, mas Nolan o deixou mais forte com os seus filmes, eu aposto que sem o CDT, não teríamos tidos coisas legais como o jogo Arkham Asylum, que eu tenho certeza que ganhou forças para ser produzido graças a popularidade do excelente filme. Esse diretor conseguiu fazer 3 filmes ótimos com esse excelente univeso, que ficarão marcados para a história, com elencos impecáveis. Eu tenho pena de quem for fazer o próximo filme do Batman, se esse do Homem-Aranha já tá escondido por causa do antigo, imagine um novo Batman. Velho, se pá eu nem assisto. Christopher Nolan, você fez as suas escolhas, nós ficamos sabendo de todas elas antes dos filmes lançarem, as escolhas no roteiro, a seleção de atores como Heath Ledger para Coringa (tinha gente que não botava fé! A ideia chega a ser assustadora agora) e todos os outros; e foram as escolhas certas, realmente acertou em cheio. Ele conseguiu fazer algo perfeito.


Essa provavelmente é a minha última série e eu duvido que na minha vida inteira eu espere tanto por um filme quanto esperei por este. Todas as minhas séries preferidas terminaram, o Harry Potter, mesmo tendo vários que eu não gostei, o Piratas do Caribe que é um dos filmes que eu mais gosto, e o mais recente, Batman. Eu não me sinto triste por isso pois estou extremamente satisfeito com o resultado do filme, na verdade estou orgulhoso de tê-lo visto na pré-estreia, foi a primeira vez que eu fiz isso e não vejo como eu poderia me arrepender. Eu cheguei cedo lá e sentei no melhor lugar do cinema. Infelizmente tinha um imbecil que não parava de falar em diversos momentos e pela primeira vez não mandei calar a boca para não tirar os olhos da tela.


Eu já aplaudi à vários filmes que eu gosto, como Piratas do Caribe, cujo qual sou um grande fã, mas pela primeira vez na minha vida, esse filme foi uma vitória. Eu estava com uma sacola com um gibi que eu tinha comprado no caminho e o meu casaco cobrindo o meu corpo durante o filme, na hora que ele se terminou, eu os coloquei no chão e me levantei para aplaudir aquilo que havia acabado, pois era a minha única oportunidade, gritei e comemorei de felicidade por ter visto aquela obra-prima, teria passado vergonha e não me importaria, mas nem isso aconteceu, já que todos estavam fazendo o mesmo. Foi muita felicidade, pela primeira vez abracei os meus amigos de tão contente que estava de ter visto aquele filme, brilhante. Eu realmente gostaria de ter algum dia a oportunidade (quem sabe né?) de agradecer pessoalmente a Christopher Nolan por ter feito esse filme, mas todos já fazemos isso desfrutando de suas obras, que é o que um criador espera. O final foi lindo, nunca tinha ficado tão emocionado num filme. Me faça um favor e não deixe de ir ao cinema assisti-lo, se você é um bom apreciador de obras de arte, você merece ver o final desta série, vai encher o seu peito e arrepiar os seus pêlos.

4 comentários:

  1. que postagem foda, gostei muito da mulher gato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, eu estava sedento por um comentário, kk. Esses posts dão trabalho mas valem a pena no final. Ainda bem que você gostou cara.

      Excluir
  2. joker gostei muito do que vc escreveu, senti a mesma coisa que vc não assisti na pre estreia mais assisti na estreia sessão das 11:10 da manha legendado ja acordei super ansioso
    fui sozinho gosto de ir sozinho no cinema mais nesse gostaria de ter alguem conhecido do meu lado, so pra pessoa ver a minha car de felicidade
    no fim eu não sabia se aplaudia se gritava se chorava ou ria
    so fa de hqs principalmente do BATMAN e cada referencia q eu via de uma hq meus olhos enchia de lagrima pq pela primeira vez eu vi essas referencias a quadrinhos tão direto
    eu quero assistir varias vezes no cinema pode ter certeza
    e na minha opinião curto a mulher gato do batman retorno mais essa mulher gato do nolan é a melhor sem aquele lance bizarro de lambida de gato
    merecia um oscar de melhor filme
    ah agora ficar na espera da terra media com THE HOBBIT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw tmb. Eu já vi vários filmes sozinho, eu teria visto esse também, mas ainda bem q eu estava acompanhado, foi muito legal compartilhar a experiência. Eu não estava esperando por tantos tributos às HQs, afinal os próprios filmes do Nolan não tinham isso antes, legal saber q vc gostou do q eu escrevi cara, vlw.

      Excluir