quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Top 10 Meus Filmes Preferidos dos Anos 80


Hey, hey, hey, voltei com mais um top, que férias boas essas que eu tiro, né? De qualquer jeito, agora se eu não tô com vontade, eu não escrevo, acredito que essa seja a única diferença que eu esteja tendo entre esse e os outros meses. Esse top, assim como o último, se trata de filmes, porém de uma época muito especial, os anos 80. Eu não era nascido nos anos 80, mas como qualquer jovem interessado pelo passado da cultura pop, eu os aprecio muito. Vamos nos situar, os anos 80, uma época em que nem todo mundo tinha colocado na cabeça ainda que estudar era importante, e qualquer "nerd" que resolvesse ter um tremendo esforço nos seus estudos conseguia uma boa qualidade de vida, era uma época onde as pessoas ouviam músicas de álbuns que se tornariam históricos, como Thriller(Michael Jackson), Back in Black(AC/DC), Trash(Alice Cooper), Number of the Beast(Iron Maiden) entre vários outros. O videogame não era a fonte de diversão "principal", já que eles não entusiasmavam muito, as pessoas iam na balada dançar para se divertir sem necessitarem "aprender" os passos, pelo ainda não nascido, youtube. Ficando talvez atrás apenas da música, os anos 80 tiveram como maior característica vários filmes muito bons. Como sou um grande fã de cinema, resolvi listar os 10 filmes dessa época que eu mais gosto. E LEMBRANDO! São os 10 que eu mais gosto e não 10 melhores! Eu não vi todos os filmes dos anos 80, por isso não tenho como dizer quais são os melhores, no final colocarei menções honrosas(alguns foram um pouquinho difícil de decidir se iam entrar...), mas se sinta a vontade, na verdade, se sinta um pouco pressionado que é melhor, a escrever algum filme da época que você recomende nos comentários, eu ficaria agradecido, e provavelmente procuraria ver. Ai caramba! Ó o tamanho que ficou esse texto! É nisso que dá escrever com naturalidade, em 3 minutos está do tamanho de um diálogo, bem, vamos ao TOP!


10-O Iluminado


Com: Stanley Kubrick; Jack Nicholson
Nenhum filme melhor para abrir um top dos anos 80, do que um filme exatamente de 1980! O Iluminado é a adaptação de um livro do Stephen King, e um dos melhores filmes do gênero de suspense, sinta-se bem vindo para adentrar o processo de enlouquecimento da mente de Jack Torrance, afinal, é sobre isso que é o filme, os mistérios do hotel, e passo a passo de como Jack vai enlouquecendo, até chegar a situação que você pode ver acima na capa do filme. Pode até parecer meio estranho um filme tão icônico como esse ficar em 10o lugar, mas depois de pensar bastante, foi o que eu achei melhor, sem falar que décimo lugar não é ruim, pare pra pensar como dezenas de filmes não entraram. Esse filme é uma das obras-primas de Jack Nicholson, qualquer fã do ator(como eu), adora.


9-Batman


Com: Tim Burton; Jack Nicholson; Michael Keaton
Com tantos filmes ruins(muito ruins) que saíram do Batman antes de Begins, da franquia de Christopher Nolan, muita gente esquece do primeiro filme, com Michael Keaton como Batman, dirigido por Tim Burton. Eu gosto muito desse filme, pois se mantém muito fiel aos gibis, com exceção do Harvey Dent negro... Bem, o filme tem uma ambientação da história que lembra muito as aventuras de gibis e desenhos do Batman, com uma interpretação perfeita de Jack Nicholson, que mesmo sendo coroa e gordo, ao contrário do Coringa dos gibis, em interpretação ficou simplesmente idêntico ao Coringa que conhecemos. Eu realmente gostaria que Burton tivesse dirigido mais filmes do Batman como esse, fico curioso com o que ele faria com outros elementos do universo como o Espantalho, desde que não tivesse o Harvey Dent negro é claro! Não é racismo nem nada do tipo, mas é só que... o Duas-Caras NÃO É NEGRO!


8-Duro de Matar


Com: Bruce Willis; Alan Rickman
Hoje em dia já há tantos filmes de ação, extremamente exagerados, como Duro de Matar 4.0, onde ele fica em cima de um jato, mas eu ainda prefiro o bom e velho Duro de Matar. Longe de estar ultrapassado, esse filme mostra a história de John McClane, preso em um prédio cheio de terroristas os caçando um por um, uma obra-prima dos filmes de ação, nenhuma aventura de John McClane é mais épica que essa.


7-Os Intocáveis

Com: Sean Connery; Robert De Niro
Ótimo filme baseado na caça da polícia atrás de Al Capone, na época da Lei Seca. Al Capone é interpretado por ninguém menos do que Robert De Niro. Algumas situações do filme realmente aconteceram, incluindo a cena do bebê que cai da escada. É constante a atenção no filme até que a caça termine, realmente há muitos momentos bons nesse filme inspirado em uma história verídica, fica com o sétimo lugar.


6-Indiana Jones e a Última Cruzada


Com: Harrison Ford; Sean Connery; George Lucas; Steven Spielberg
A última parte da trilogia Indiana Jones foi a minha preferida, o clássico de aventura é incrível, pra mim com o seu pai, Indy formou a sua melhor dupla. A busca pela Fonte da Juventude é bem épica no filme, e tem um final que me satisfez. Sexto lugar para a família Jones, o relacionamento pai e filho dos dois personagens principais enquanto fogem de tiros e buscam por tesouros é única.


5-O Exterminador do Futuro


Com: Arnold Schawzeneger; James Cameron
Antes de fazer porcarias como Avatar, James Cameron dirigia excelentes filmes como O Exterminador do Futuro, bons tempos... Exterminador do Futuro é a minha saga preferida em questão de histórias relacionadas ao apocalipse militar. A ideia do filme é que as máquinas dominaram o mundo em uma futura Guerra Mundial, porém, John Connor é o salvador da humanidade, por isso mandam um robô ao passado para destruir sua mãe antes mesmo de gera-lo. Tendo ótimas ligações temporais na trama, bastante ação, esse é um filme extremamente marcante pra mim, o início da grande saga.


4-De Volta Para o Futuro: Parte II


Com: Michael J. Fox; Christopher Lloyd
De Volta Para o Futuro é o único filme de viajem no tempo que dá certo comigo(com exceção é claro de que se você for pro passado, resolverá o problema que te fez vir pro passado, assim não vindo mais... mas com essa ideia não se fariam filmes com viagens no tempo). Com a perfeita dupla de Dr. Brown com Marty McFly, essa aventura que se passa em 3 tempos diferentes nunca me cansa. O filme segue uma linha perfeita de acontecimentos que leva ao enredo ser como é, trabalhoso de entender, e excelente! Melhor filme de aventura para se assistir! Principalmente jovens, já que o filme não apela em momento algum para sexo ou violência, sendo um sucesso por causa de seus personagens e aventura inteligente, divertida e carismática.


3-Rocky III


Com: Sylvester Stallone; Mr. T
Como um filme que tem Sylvester Stallone como diretor, roteirista e ator pode dar certo? Bem, eu não sei... mas eu gostei. A terceira parte da saga Rocky é uma das minhas preferidas, após se superar e conseguir uma vida boa nos últimos filmes, agora Rocky tem que encarar dilemas da sua "nova" vida, e encontra o desafio supremo(e não exagerado como Ivan Drago) quando tem que enfrentar Clubber Lang. Esse filme tem uma das maiores surpresas que eu já tive vendo um filme, quando o antigo inimigo Apollo, se une a Rocky, se tornando seu "mestre"/treinador. Achei o filme muito emocionante, fiquei extremamente triste na cena que o Micky, bem...


2-De Volta Para o Futuro: Parte III


Com: Michael J. Fox; Christopher Lloyd.
A última parte da trilogia é um dos meus filmes preferidos, Marty e Doc se encontram enrascados novamente, mas não em uma enrolação, o último capítulo realmente trás um desfecho para a história de seus personagens, com Marty superando suas ignorâncias e doutor se redimindo ao amor de sua vida, inclusive acho muito bonita a história de Brown com sua amada Clara, levando em conta que ele foi contra tudo que acreditava para alcançar sua felicidade. E o melhor, tudo isso com um ótimo clima de western, somado a ótima comédia dos filmes De Volta Para o Futuro, é a melhor aventura dessa época que se possa ver, muito divertido, envolvente e genial! Maaaaas agora, esse vai ser um pouco mais longo, eu tenho uma história pra contar pra você. Eu fiz esse top inteiro, mas a primeira coisa que eu visualizei sobre ele é que DVPF III ficaria em segundo lugar. Aí, com tudo já pronto, eu colocando as imagens, vejo que no cartaz do filme está escrito 1990! Ou seja, por um ano, eu teria que reformular todo o top... após quase desistir de postá-lo por frustração, eu fiquei procurando uma desculpa para deixá-lo aí, e eu encontrei!!!!!!!!!!! DVPF III foi filmado logo após o II, ou seja, mesmo tendo estreado em 1990,  o filme foi produzido em 88, sendo assim uma produção dos anos 80, ou seja, eu não preciso mais tirar do top pois não está errado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!


1-Star Wars V: O Império Contra Ataca


Com: Mark Hamil; Harrison Ford; George Lucas
Pra mim o melhor episódio da saga Star Wars é esse, sem dúvidas! É perfeito, pra mim é um dos poucos filmes do Guerra das Estrelas que merece o título de um FILMÃO(junto ao III e o IV, caso você tenha ficado curioso). São tantas coisas que eu não sei por onde começar, a primeira aparição de mestre Yoda, que viria a ser fonte de inspiração para vários outros personagens, o ápice dramático da trama, com Luke descobrindo ser filho de Darth Vader, a presença dos caçadores de recompensa, a cidade das nuvens, o episódio V é praticamente impecável. Se eu tivesse feito um top dos anos 70, ou 2000, com certeza, não seria um filme da série Star Wars que sairia com o primeiro lugar, mas esse sem dúvida merece, não me restam dúvidas. Eu posso ler em um gibi, assistir ao filme, ou ver as pecinhas de LEGO no game, a história desse filme continua sempre incrível para mim, super-épico, talvez você já estivesse esperando por essa colocação, mas nesse caso é sinal que concordamos, não é?


Espero que tenha gostado, e não se esqueça do meu pedido do início, para você comentar no caso de você conhecer algum filme que você acha que mereceria estar no lugar de algum desses dez.


Menções honrosas:


Os Fantasmas Se Divertem
De Volta Para o Futuro
Indiana Jones e o Templo da Perdição
O Nome da Rosa
Karate Kid
Karate Kid II
Quero Ser Grande
Tootsie
Caça-Fantasmas
Máquina Mortífera
Uma Cilada para Roger Rabbit
Gremlins

Nenhum comentário:

Postar um comentário