sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem - Review


O mais novo filme chamado Planeta dos Macacos, não tem nada a ver com a série antiga, mais ainda do que o filme de Tim Burton. O filme claramente usa a ideia de pegar uma série que já fez sucesso e usar a ideia principal dela, para começar uma nova, com o mesmo nome e fazer sucesso de maneira mais fácil.


Esse filme se passa num período nem um pouco apocalíptico. Diferente dos outros, esse mostra uma sociedade ainda normal(aos nossos olhos humanos), onde um certo cienstista, Will Rodman(James Franco), está procurando uma cura para o alzheimer, a triste doença que afeta a mente do pai dele, Charles Rodman(interpretado por John Lithgow). Bem, os testes para a cura são feitos em laboratórios, com chimpanzés que são violentamente capturados. Um certo dia, uma macaca(que estava mostrando desenvolvimento, levando todo o projeto para a frente), foge com violência e sai atacando diversos humanos. O trabalho todo é cancelado e após sacrificar quase todos os macacos presentes na empresa, eles descobrem que a macaca havia agido de tal forma por causa de um filhote que ela tinha tido. Com pena de sacrificar o pequeno macaco, Will o leva para casa, se afeiçoa pelo animal(assim como seu pai) e começa a cuidar dele. Conforme o macaco, nomeado de César cresce, ele começa a mostrar um comportamento avançadíssimo, mostrando que puxou os genes modificados de sua falecida mãe. Algumas coisas dão errado e César foge de casa e ataca um humano, assim tendo que ser preso num lugar cheio de macacos silvestres que são mal-tratados, e é de lá que César começa a "recrutar" membros para sua "rebelde revolução" que está para ocorrer.


Mesmo tendo alguns detalhes a mais do que eu disse, a história do filme não vai muito além disso, na verdade são poucas as coisas que vão rolar sem que você já tenha previsto. O último trailer do filme que eu assisti já mostra praticamente a história inteira. Mas isso não afeta o verdadeiro ponto forte do filme. Mas como? Simples, o melhor desse filme não é a sua história, mas o modo como você acompanha de perto a evolução de César ao ponto de causar todos os eventos que ele causará, você vê cada detalhe de como a mente dele foi mudando conforme as coisas que ele via, e isso é muito legal. Caso você esteja esperando um filme com uma história contínua, intensa e pesada, é capaz que você não goste, mas caso não se preocupe de ver um filme que é um pouco diferente, eu arriscaria no seu lguar, afinal, eu gostei bastante, dá pra notar o tempo inteiro como é um filme muito bem feito. E vale dizer que o filme não chega a ficar tão tedioso quanto parece que ficará, pois mistura bem as partes de ficção-científica, comédia, drama e ação.


Um dos fatores que mais diferencia esse dos outros da "série" Planeta dos Macacos é que dessa vez os símios metidos a racionais não são de maquiagem e fantasia mais de uma pura e muito bem-feita computação gráfica. Os macacos são simplesmente perfeitos, tanto quanto estão agindo da maneira selvagem, quanto quando começam a mostrar sentimentos e expressões humanas e racionais. Os efeitos sonoros também são muito bons, o que não é mais tão difícil para Hollywood. Os combates e cenas de ação são muito bem feitos, me mostrou que algo que eu nunca tinha imaginado antes é muito interessante de se ver, macacos enfrentando seres humanos, o que inclui a força policial. A maneira como eles usam o cenário em volta deles e suas naturais habilidades de macaco é muito da hora de ver.


Os atores todos trabalham muito bem, por mais que nenhum tenha uma presença MUITO marcante. Acredito que o maior destaque fica para John Lithgow, que faz o otimista e alegre senhor que sofre de alzheimer. Planeta dos Macacos se encaixa entre os bons filmes de ficção científica da atualidade, vale a pena ser assistido, só não espere algo fiel aos antigos filmes dos macacos, pois você não vai achar. Vale dizer também que esse filme é extremamente introdutório, pois não tem um final muito definitivo e forte, além de uma história que, como eu já disse, não se desenvolve muito não. E aproveitando o post que fala dos macacos legais, vou aproveitar a deixa pra postar isso aqui de novo:



MACACOS RULES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário